Com objetivo de medir o campo gravitacional da Lua, a NASA (Agência Espacial Americana) fez com que duas sondas gêmeas batessem na superfície do satélite natural da Terra nesta segunda-feira (17). De acordo com informações da agência EFE, as sondas denominadas Ebb e Flow, do tamanho de uma máquina de lavar roupas, bateram em uma montanha próxima ao polo norte lunar, perto da cratera de Goldsmith, pouco antes das 20h30, hora de Brasília.
Segundo a publicação, a sonda Ebb foi a primeira a tocar o solo, seguida 30 segundos depois da Flow, a uma velocidade de 6.050 km/hora, informou a agência espacial americana. Não há imagens diretas do impacto, visto que a região onde ocorreu estava na escuridão, informou a Nasa.
A agência tinha explicado na semana passada a decisão de encerrar a missão das duas sondas devido ao baixo nível de combustível em suas reservas, o que permitiria realizar mais atividades científicas.
As sondas conseguiram criar o mapa de gravidade de maior resolução já captado de um corpo celeste. Isto ajudará a proporcionar um conhecimento melhor de como a Terra e outros planetas rochosos no Sistema Solar se formaram e evoluíram, reportou a NASA.
A agência calculou minuciosamente a trajetória final das duas sondas para se assegurar de que não colidiriam contra um "lugar histórico" da Lua, como os locais de pouso das missões Apollo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário