GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Nasa faz duas sondas colidirem contra a Lua para medir campo gravitacional.


Com objetivo de medir o campo gravitacional da Lua, a NASA (Agência Espacial Americana) fez com que duas sondas gêmeas batessem na superfície do satélite natural da Terra nesta segunda-feira (17). De acordo com informações da agência EFE, as sondas denominadas Ebb Flow, do tamanho de uma máquina de lavar roupas, bateram em uma montanha próxima ao polo norte lunar, perto da cratera de Goldsmith, pouco antes das 20h30, hora de Brasília

Segundo a publicação, a sonda Ebb foi a primeira a tocar o solo, seguida 30 segundos depois da Flow, a uma velocidade de 6.050 km/hora, informou a agência espacial americana. Não há imagens diretas do impacto, visto que a região onde ocorreu estava na escuridão, informou a Nasa. 

A agência tinha explicado na semana passada a decisão de encerrar a missão das duas sondas devido ao baixo nível de combustível em suas reservas, o que permitiria realizar mais atividades científicas.

As sondas conseguiram criar o mapa de gravidade de maior resolução já captado de um corpo celeste. Isto ajudará a proporcionar um conhecimento melhor de como a Terra e outros planetas rochosos no Sistema Solar se formaram e evoluíram, reportou a NASA.

A agência calculou minuciosamente a trajetória final das duas sondas para se assegurar de que não colidiriam contra um "lugar histórico" da Lua, como os locais de pouso das missões Apollo.

Nenhum comentário: