Outro caso de destaque citado pela autora trata-se do conhecido caso do Bar Bodega.
Em
19 de agosto de 1996, dois jovens de classe média foram estupidamente
mortos por assaltantes num bar da cidade de São Paulo, fato que ficou
conhecido como “Crime do Bar Bodega”. A polícia logo prendeu um punhado
de suspeitos – pobres e negros, os fazendo confessar o crime sob
tortura. Mais tarde, os verdadeiros assassinos foram presos e, em 20 de
março de 2000 foram condenados pelo juiz da 1a Vara Criminal de São Paulo, José Ernesto de Mattos Lourenço, a penas que variam entre 23 e 48 anos.
A
sentença que condenou os acusados exalta a equidade social e ataca a
imprensa. Seguem trechos da sentença: “(...) Quando quer e trabalha com
seriedade, como fizeram os dignos policiais do DHPP, a polícia de São
Paulo serve de exemplo. Quando não quer e se afasta da função precípua,
esquecendo os princípios básicos de respeito pela dignidade do homem,
deixa de ser polícia e descamba para a criminalidade. (...) A
incompetência chegou a tal ponto que os reconhecimentos passaram a ser
feitos com percentuais que variam de 20% a 80%, como se fosse possível
reconhecer um pouco, mais ou menos, aproximadamente, quem sabe, pode ser
que sim, pode ser que não e não parou bem mesmo quando um perito do
Instituto de Criminalística, cônscio de seus deveres e de forma
exemplar, alertou expressamente para a farsa das reconstituições que
foram ensaiadas (...). Seria a imprensa também a provocadora da ação
desvairada que vitimou jovens inocentes? A resposta é sim. Arvorou-se
uma parte da imprensa em defensora da sociedade e exerceu uma pressão
insuportável e incompatível com o bom senso. De há muito tempo a
imprensa afastou-se da função de noticiar o fato e assumiu ares de
julgadora, na ânsia desesperada de noticiar escândalos e explorar a
miséria humana, sem dar conta dos seus limites. Passaram a acusar,
julgar e penalizar com execração pública. A lição ainda não serviu.
Diariamente continuam a explorar as notícias na corrida louca da
audiência que, na verdade, passo a passo, tem por finalidade o lucro, o
dinheiro dos patrocinadores que não tem qualquer escrúpulo em mostrar
seus produtos às custas da degradação.”
O Blog do Guilherme Araújo é um canal de jornalismo especializado em politicas publicas e sociais, negócios, turismo e empreendedorismo, educação, cultura. Guilherme Araújo, CEO jornalismo investigativo - (MTB nº 79157/SP), ativista politico, palestrante, consultor de negócios e politicas publicas, mediador de conflitos de médio e alto risco, membro titular da ABI - Associação Brasileira de Imprensa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário