GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Caraguá ganha Centro de Especialidades Médicas, Odontológicas e de Reabilitação

Na próxima sexta-feira (10/02/2012), às 10h30, será inaugurado no bairro Jardim Primavera em Caraguá o Centro de Especialidades Médicas, Odontológicas e de Reabilitação (CEM/CEO) “Madre Teresa de Calcutá”. O prédio, construído pelo Governo Municipal, ocupa área de 2.810,12 m² e abriga uma série de equipamentos modernos e de última geração para oferecer à população atendimento médico de qualidade.
Na estrutura, o Centro de Especialidades Médicas “Dra. Zilda Arns Neumann” haverá clínico geral, ginecologia, obstetrícia, pediatria, cardiologia, cirurgia geral, dermatologia/hanseníase, geriatria, oftalmologia, ortopedia, pneumologia, psicologia, serviço social, tisiologia e urologia.
O CEM contará com serviços de atenção básica como atendimento às crianças e gestantes (pré-natal normal e de risco) e será referência para Planejamento Familiar. Haverá acompanhamento com equipe multiprofissional no tratamento da oncologia e dispensação de medicamentos.
Também terá serviço de apoio diagnóstico com eletrocardiograma, teste ergométrico, eletroencefalograma, mamografia e ultrassonografia. No laboratório de saúde pública terá baciloscopia e sorologias (HIV, Hepatites B e C, Sífilis e demais doenças de notificação compulsória).
O mamógrafo foi doado pela “ONG Américas Amigas”. O novo serviço será implantado no município com o objetivo de garantir exames regulares de mamografia e atender a demanda reprimida. Funcionará de segunda a sexta-feira, em período integral, com previsão de 500 mamografias por mês.
No Centro de Reabilitação Municipal “Dra Linamara Rizzo Battistella” haverá ortopedia, fonoaudiologia, Clinica Adulto e Infantil e Saúde Auditiva, fisioterapia (ortopédica, neurológica Infantil e adulto, respiratória), terapia ocupacional individual e grupo (adulto e infantil), hidroterapia adulto e infantil, psicologia, serviço social, ambulatório de acupuntura, ambulatório de mecanoterapia, cinesioterapia e psicomotricidade.
Já o Centro de Especialidades Odontológicas “Dr. José Dias Paez Lima” terá atendimentos de endodontia (tratamento de canal), periodontia (doenças da gengiva), cirurgia oral menor, pacientes com necessidades especiais, semiologia (diagnóstico de lesões reversíveis ou irreversíveis), implantação de próteses, laboratório de próteses, confecção de prótese dentária total e prótese parcial removível.
O prédio dispõe de amplas salas de espera individualizadas para cada serviço, identificadas por cores. Também há sinalização interna que identifica todas as salas e setores para que os usuários possam transitar no local com mais segurança e agilidade.
O investimento do Governo Municipal na obra, iniciada em março de 2010, foi de R$ 4.730.938,40. Os trabalhos foram executados pela empresa BSM Empreendimentos e Construções Ltda.

Adaptações
O prédio tem bolsões de estacionamento com cerca de 70 vagas de 45 graus. Além das vagas, as ruas ao redor possuem piso intertravado em blocos articulados e nivelado com a calçada para aumentar a acessibilidade do local.
Sofreram adaptações as avenidas Rio de Janeiro, Maranhão e Synésio Moreira Marcondes, além da rotatória Renato Navarro Magalhães.

Nenhum comentário: