GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Tempero de Mãe


Tempero de Mãe
A nutrição da população brasileira está cada vez mais afetada de más influências que vão da ignorância de uns até a superstição de outros, o que causa um grande transtorno em relação à saúde de nossas crianças, devido ao hábito alimentar, muitas vezes inadequado.
Estima-se que 40% dos brasileiros convivem com carência alimentar e 90% das doenças estão relacionadas com a má alimentação, na maioria das vezes, ocorre a falta de conhecimento do valor biológico de uma alimentação adequada.
Uma boa educação alimentar, envolve o resgate de hábitos alimentares de nossos avós, onde os alimentos eram mais naturais, puros e nutritivos, porque não havia adubos e aditivos químicos. A
maioria das pessoas morava na zona rural, onde plantavam verduras, frutas e criavam animais que consumiam, como as aves, os suínos, caprinos e bovinos.
A alimentação consiste em uma necessidade básica do ser humano; conseqüentemente a fome interfere sensivelmente neste aspecto por ser uma questão educacional, política e sócio - econômica.
O Projeto "Tempero de Mãe" propõe desenvolver um trabalho de reeducação alimentar com toda a comunidade através da escola, respeitando a cultura alimentar de cada região.
A Secretaria Municipal de Educação de Caraguatatuba acredita que através deste projeto, estará proporcionando uma melhoria do padrão alimentar de todos os alunos da rede municipal e conseqüentemente o de suas famílias, buscando para toda a comunidade uma melhor qualidade de vida.
Justificativa
Considerando que atualmente as discussões sobre educação apontam para caminhos que visam a elaboração de ações singulares, a Secretária Municipal de Educação de Caraguatatuba tem procurado desenvolver projetos diferenciados. A participação familiar no processo educativo de nossos alunos é um anseio não só do Governo Municipal, mas do Estadual e Federal (Const. Fed. Art. 205).
Neste país capitalista em que é valorizado e incentivado o consumo de produtos artificiais e industrializados, como força de trabalho e acúmulo de capital , verificamos que a cada dia que passa, a população, sem refletir, participa deste mecanismo, tendo como resultado uma alimentação de baixo valor nutritivo e de alto custo, interferindo nas relações sociais , de saúde física e comprometimento emocional.
O Projeto "Tempero de Mãe” procura corresponder aos princípios do Plano Nacional de Educação - PNE, cuja democratização e gestão do ensino público nos estabelecimentos oficiais, obedecendo as normas de participação dos profissionais da educação na elaboração do Projeto Pedagógico da escola e a participação das comunidades escolar e local em Conselhos de Escola - (LDB; Art. 14; Inc. I e II).
A vista desta concepção torna-se prevalecente a necessidade deste projeto, que visa garantir a qualidade de nossa merenda escolar, estabelecida nas relações de interatividade permanente com a comunidade, proporcionando um envolvimento sócio-afetivo de mães de alunos, que terão a oportunidade de participar do desenvolvimento dos alunos através do preparo de uma comida caseira, acompanhando e atuando como agente de transformação e multiplicadores junto à
comunidade, de um programa de reeducação alimentar, higiene e saúde, e construção da cidadania.
Objetivos
As Mães Auxiliares de Cozinha deverão:
* Compreender e valorizar a importância do trabalho da Merenda no processo de desenvolvimento físico e mental da criança;
* Valorizar a Merenda com um tempero caseiro, proporcionando uma melhor aceitabilidade diante da diversidade de alimentos oferecidos;
* Incentivar outras mães a expandir suas idéias criando receitas e participando da elaboração dos cardápios;
* Identificar as técnicas de higienização dos alimentos;Tempero de Mãe
* Reconhecer o aproveitamento integral dos alimentos, evitando o desperdício;
* Conscientizar a comunidade da importância de aplicar recursos financeiros na compra de alimentos saudáveis e de bom preço, buscando a participação ativa no exercício da cidadania;
* Melhorar a saúde da comunidade através de um programa de reeducação alimentar;
* Promover uma maior aceitação pelas crianças de uma alimentação mais variada, nutritiva e saborosa;
* Colaborar na implantação do Projeto Horta Escolar, com a colaboração de alunos, professores e comunidade;
* Incentivar o cultivo de hortas domésticas;
* Reservar os restos não aproveitáveis dos alimentos para reaproveitar em adubo orgânico;
* Estabelecer a relação entre o valor nutritivo dos alimentos cultiváveis e a qualidade de vida;
* Incentivar os alunos a degustar ampla variedade de produtos cultivados na própria Unidade Escolar;
* Colaborar com a prevenção e desnutrição infantil;
* Servir como agentes multiplicadores das boas práticas alimentares junto a comunidade.
Observação: Os objetivos específicos, orientações didáticas e critérios de avaliação devem ser elaborados e registrados de acordo com o Projeto Pedagógico de cada Unidade Escolar.

Operacionalização
I. Fazer capacitação teórico-prática com as mães;
II. Entrevistar e selecionar as mães que trabalharão como Auxiliares de Cozinha;
III. Fazer um levantamento dos gêneros alimentícios à serem utilizados no treinamento prático;
IV. Orientar os Diretores, Merendeiras, Auxiliares de Cozinha, Representantes das APM's (Associação de Pais e Mestres) e do CAE (Conselho de Alimentação Escolar);
V. Solicitar ao setor de Merenda Escolar os gêneros alimentícios necessários para as aulas práticas;
VI. Elaborar cardápios adequados às diversas faixas etárias com a participação das mães e do CAE;
VII. Elaborar um cardápio especial para crianças desnutridas com o apoio do Diretor da U.E.;
VIII. Criação de um manual popular sobre cultura alimentar (cultivo de horta, noções de nutrição e aproveitamento dos alimentos, higiene e saúde, etc.);
IX. Incentivar e orientar na implantação da horta escolar;
X. Criação de um caderno de receitas "Reinventando a Culinária", elaborado pelas mães Auxiliares de Cozinha;
XI. Colaboração da Mãe Auxiliar de Cozinha para as reuniões com os pais e comunidade para participarem do treinamento prático, desenvolvimento e acompanhamento do projeto;
XII. Criar um concurso Municipal de Culinária Alternativa;
XIII. Desenvolver um Projeto Pedagógico Multidisciplinar envolvendo os projetos "Horta Escolar" e "Tempero de Mãe";
XIX. Determinação de um espaço no Informativo Educação para divulgação do trabalho e dicas de alimentação;
XX. A efetiva aprovação das Mães Auxiliares de Cozinha deverá ser feita mediante a Ata da APM (Associação de Pais e Mestres) ratificando a contratação das mesmas.

Conteúdo da Capacitação das Merendeiras
I. NUTRIÇÃO
Tempero de Mãe
II. CONTAMINAÇÃO DOS ALIMENTOS
III. HIGIENE PESSOAL
IV. HIGIENE NO LOCAL DE TRABALHO
V. ORGANIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DA MERENDA

* Valor nutricional
* Aproveitamento integral dos alimentos
* Recebimento
* Armazenamento
* Pré- preparo e preparo
* Distribuição
* Técnica Culinária
VI. PREVENÇÃO DE ACIDENTES
Observação: Os conteúdos a serem trabalhados com a Horta Escolar
constarão no Anexo, juntamente com o projeto.
Avaliação
Avaliação Geral
- Avaliação semanal quanto ao consumo dos gêneros alimentícios.
- Avaliação da aceitação dos cardápios pelas crianças.
- Avaliação do desempenho das Mães Auxiliares de Cozinha.
- Avaliar a limpeza, criatividade e postura das Mães contratadas
- Avaliar o grau de mudança de hábitos alimentares da comunidade escolar.
- Avaliação geral da equipe.

Metas a curto prazo
- Envolver todo o colegiado, APM e Conselho de Escola na contratação das mães que irão trabalhar neste projeto.
- Capacitar as mães para que possam desenvolver com qualidade suas atividades na Merenda Escolar.
- Conscientizar a comunidade escolar para o planejamento e desenvolvimento deste projeto.
Metas a longo prazo
- Estender o projeto " Tempero de Mãe " para as Escolas Estaduais que vierem a ser Municipalizadas.
Finalização / Avaliação
A finalização deste projeto acontecerá em um Seminário que será agendado pela Secretaria Municipal de Educação onde haverá a socialização e trocas de experiência.
Recursos Humanos
Para desenvolver o projeto "Tempero de Mãe" haverá a necessidade de envolver os seguintes profissionais:
* Nutricionista
* Técnico em Nutrição
* Assistente Social
* Técnico Agrícola
* Diretores de Escola
* Supervisores

Recursos Institucionais
* Prefeitura Municipal de Caraguatatuba
* Secretaria Municipal de Educação
* Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente
* Conselho Alimentação Escolar
* Conselho de Escola
* Associação de Pais e Mestres
* Sociedade Amigos do Bairro
Recursos Materiais
- Kit Cozinha (utensílios básicos)
- Materiais de Papelaria
- Gêneros Alimentícios perecíveis e não perecíveis
- Uniforme completo e acessórios (Botas, luvas e toucas)
- Ferramentas para Horta
- Recursos audiovisuais
- Computador
- Cozinha experimental (SME)
Recursos Financeiros
O necessário para suprir às necessidades da Merenda de cada Unidade Escolar.
O repasse para APM deverá ser feito através de subvenção por renda per capita por alunos matriculados nas UEs.
Duração do Projeto
* 01 ano, prorrogável após a avaliação da Unidade Escolar e APM.

Referências Bibliográficas
- Constituição Federal
- Lei de Diretrizes de Bases da Educação Nacional
- Plano Nacional de Educação
- Parâmetros em Ação
- CATI - Curso de preparo de Alimentos
- Diga " Não " ao desperdício - Secretaria de Saúde e Abastecimento
- É hora da Merenda - Programa Nacional de Alimentação Escolar
- Cardápios balanceados para refeições escolar - Governo da Estado de São Paulo.
Tempero de Mãe
Tempero de Mãe

Nenhum comentário: