O ano letivo começou nesta  sexta-feira (03/02/2012) em Caraguá com palestras para os 946  professores da rede municipal. O encontro foi realizado no Teatro Mario  Covas e teve o objetivo de dar as boas vindas aos educadores e discutir a  progressão continuada.
Participaram do evento o prefeito,  Antonio Carlos, a secretaria da Educação, Rute Casati, a chefe de  Gabinete, Eloiza Antunes de Oliveira, além de diretores, vice-diretores e  coordenadores das escolas.
Antonio Carlos ressaltou a importância  da capacitação dos professores. “Resgatamos a progressão funcional e  incentivamos os cursos e pós-graduações por meio de bolsas que chegam a  100%”, disse. Em relação aos investimentos do setor, o prefeito declarou  que 25,67% da receita do município em 2011 foram para a educação.
A secretária de Educação lembrou os  avanços na capacitação, alimentação, transporte, inclusão,  infraestrutura e tecnologia nas escolas. Também falou da seriedade nos  concursos públicos para professores e da progressão funcional, no valor  de R$ 2,5 milhões pagos aos professores.
Segundo a secretária, é papel do  professor tornar a educação mais democrática e menos excludente. “Ao  iniciarmos um novo ano letivo, os profissionais da educação têm que ter  foco na aprendizagem, que acontece em muitos lugares mas,  principalmente, na sala de aula. Os educadores devem tratar os alunos  como seus filhos, como entes de suas famílias”.
Os participantes assistiram ao  espetáculo “Encontros”, do Corpo de Baile Municipal, dirigido por  Cristina Neves, coordenadora de dança da Fundação Educacional e Cultural  de Caraguatatuba (Fundacc).
Palestras
O professor Nilson José Machado  ministrou duas palestras com foco no estudo do currículo do educador. A  primeira, intitulada “Disciplina e competência na escola – professor  como mediador, tecelão e cartógrafo fabuloso”, aconteceu pela manhã e  apontou as principais ações do professor. “Ele deve mediar, tecer,  mapear e fabular, levando em consideração, respectivamente, os conflitos  de interesse, as redes de significado, os valores e a coerência”.
À tarde, o assunto foi “Competências nas  séries iniciais: a matemática e os contos de fadas” e foi dirigida aos  professores de educação infantil e dos 1º e 2º ano do ensino  fundamental.
Machado é graduado em Matemática, mestre  em História e Filosofia da Educação e doutor em Filosofia da Educação.  Atua como professor titular da Universidade de São Paulo e já publicou  estudos sobre Epistemologia, Didática, Ética e Educação, além de livros  voltados a crianças.
O evento que marcou o início do ano  letivo foi realizado pelo Governo Municipal, por meio da secretaria da  Educação. Nesta segunda-feira (6), é a vez dos 16.883 alunos voltarem às  salas de aula das escolas municipais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário