GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Alimentos que ajudam a ficar com aquele bronzeado

semanário mais importante do litoral paulista. Informação de qualidade vale ouro, mas em Santos e região ela é distribuída gratuitamente e em domicílio. Em circulação ininterrupta desde 18 de novembro de 1973, o Jornal da Orla conta atualmente com uma tiragem comprovada de 46 mil exemplares.
jornaldaorla.com.br
Através da alimentação é possível dar uma força no bronzeado, mantendo a pele bonita e saudável, sem descuidar do uso de protetor solar, da hidratação do corpo e respeitando os horários indicados para exposição ao sol. Segundo a nutricionista Daniela Jobst, da Unifesp, para adquirir um bronzeado duradouro deve-se ingerir alimentos que potencializam a melanina da pele e os mais indicados são aqueles ricos em vitamina A e carotenoides, que podem ser encontrados em produtos amarelos ou alaranjados, como mamão, abóbora, cenoura e tomate.

As folhas escuras, como rúcula, couve e espinafre, também são poderosas fontes dessas substâncias. "O ideal é incluir na alimentação diária, pelo menos uma semana antes de tomar sol. Duas porções por dia são suficientes. As folhas escuras podem estar na salada ou em sucos feitos com as frutas citadas", afirma a nutricionista, que sugere uma receita de suco com mamão, cenoura, manga e uma folha de couve.

Além destes alimentos, a nutricionista Lara Natacci, da USP, indica outros, ricos em vitamina C (frutas cítricas, brócolis e tomate); tirosina (peixe, carnes magras, ovos e leguminosas); silício (aveia); vitamina E (gérmen de trigo e óleos vegetais) e vitamina D (fígado, salmão e gema de ovo). "Para fazer efeito, a dieta rica nestes nutrientes deve ser seguida de um a dois meses antes da exposição ao sol", diz Natacci.

Uma força para ficar com a cor do verão

Alimentos protetores - Para proteger a pele dos raios de sol, a nutricionista da USP ainda indica alimentos que contenham zinco (ostras, carne vermelha, leite e fígado); coenzima Q10 (aspargo, damasco, sardinha e sementes oleaginosas); selênio (castanhas, nozes e lentilhas); magnésio (leguminosas, sementes e nozes); cobre (fígado, moluscos e grãos integrais); biotina (fígado, cogumelo, amendoim e leite); e flavonoides (amoras, acerola, cereja, framboesa, uvas vermelhas e roxas, amoras azuis e pretas e casca de berinjela).

Frutas cítricas - Laranja, limão, morango e acerola são excelentes fontes de vitamina C. Elas estabilizam a estrutura do colágeno, pois têm função de estruturar a pele. Além disso, são fotoprotetores, ou seja, protegem a pele dos raios UVA e UVB. A vitamina C neutraliza os radicais livres, preservando dessa forma a firmeza, elasticidade e resistência da pele, o que ajuda também a prevenir o aparecimento de manchas e o envelhecimento precoce. Ideal de consumo: duas porções por dia.

Grãos e oleaginosas - Amêndoas, soja, feijão e noz possuem cobre e manganês, que auxiliam na síntese do colágeno. Ideal de consumo: uma porção por dia.

Alimentos amarelos e alaranjados
- Cenoura, tomate, abóbora e mamão protegem a pele dos raios UVA e UVB por ser fotoprotetores. Também possuem vitamina A que é um potente antioxidante. Ideal de consumo: uma porção por dia.

Goiaba
- A vitamina A presente na goiaba conserva a saúde da pele e das mucosas, pois é um potente antioxidante, isto é, protege a pele dos danos dos radicais livres.

Trigo Kamut - O betacaroteno, ou pró-vitamina A, presente no trigo Kamut, é um pigmento fundamental para a manutenção dos tecidos. Essa vitamina age como protetor da pele contra o sol e contra diversas infecções. Ideal de consumo: duas vezes por semana (utilize no lugar de trigo comum).

 Alho - O enxofre presente no alho é muito importante para a saúde da pele, pois participa da cisteína, um aminoácido que inativa os radicais livres, assim como da taurina e da metionina. Ideal de consumo: preparar alimentos diariamente com alho semicru.

Azeite e óleos - Azeite extravirgem, óleo de macadâmia e óleo de linhaça possuem vitamina E, que auxilia na maciez e hidratação da pele. Ideal de consumo: utilizar na forma de temperos de saladas (faça um mix com estes três óleos e tempere a salada).

Maçã - Possui vitaminas do complexo B que ajudam na prevenção de problemas de pele. Ideal de consumo: uma unidade por dia.

Nenhum comentário: