GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Secretaria de Saúde do município dá dicas de como evitar a meningite

“Apesar da cidade não registrar surto da doença, Prefeitura traz informações à população após surgimento de casos na região”

A Secretaria de Saúde de Ilhabela informa que o município não está com surto de meningite. O surgimento de alguns casos na região alertou a população, mas segundo o setor de Vigilância Epidemiológica, não foram registrados números preocupantes da doença. Desde o início do ano apenas dois casos se confirmaram como meningite viral, considerada mais leve pelos profissionais da saúde. A Secretaria de Saúde dá dicas de como evitar a doença. Confira:

O que é meningite?

A meningite é uma doença que atinge as membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal. Os sintomas são: febre, dor de cabeça forte e constante, rigidez ou dor no pescoço, náuseas e vômitos, manchas vermelhas na pele. A população deve ficar atenta a esses sintomas lembrando que o número de casos dessa doença geralmente aumenta no Outono/Inverno. Vários tipos de agentes podem causar a doença. Dentre eles, vírus e bactérias. A meningite viral é bem mais frequente que a meningite bacteriana. Os vírus podem ser transmitidos pela saliva e pelas fezes. Em geral, as pessoas com meningite viral ficam menos doentes do que aquelas com meningite bacteriana e se curam espontaneamente. As bactérias que causam meningite são geralmente transmitidas de pessoa para pessoa pelo contato com saliva infectada.

Como evitar?

O hábito de lavar as mãos freqüentemente com água e sabão pode ajudar a interromper a disseminação de muitos vírus e bactérias. Evitar compartilhar alimentos, bebidas, pratos, copos e talheres, manter ambientes limpos e arejados também são cuidados que ajudam a interromper a transmissão dos germes.

Tratamento

Ainda não foram descobertas vacinas contra os vírus que mais frequentemente causam meningite. Porém, já estão incluídas no calendário vacinal das crianças menores de 2 anos, vacinas que protegem contra alguns tipos de meningite bacteriana, que são: anti hemófilos B, Meningo C e Pneumo 10. Essas vacinas já estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Ilhabela. A Secretaria de Saúde orienta que os pais ou responsáveis devem procurar a UBS mais próxima de sua residência e verificar se a caderneta de vacinação de seu filho está completa.

Nenhum comentário: