GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

sábado, 13 de agosto de 2011

Ginástica Rítmica representa Caraguá nas Olimpíadas Escolares do Estado

Após conquistar o 7º lugar na Classificação Geral dos Jogos Regionais, entre as 19 cidades participantes, a equipe de Ginástica Rítmica das secretarias de Esporte e Educação marca presença nas Olimpíadas Escolares do Estado de São Paulo neste sábado

A Prefeitura de Caraguatatuba, através das Secretarias de Esportes e Recreação e de Educação, será representada neste sábado pela modalidade Ginástica Rítmica no I Campeonato Estadual Escolar Olímpico rumo a 2016, na Capital paulista, sob a coordenação da professora Arlete Aparecida Gonçalves Leite, nas modalidades Mirim a Infantil.
A turma, que já foi destaque na última edição dos Jogos Regionais, realizada em Pindamonhangaba, conquistou a 7ª colocação na classificação geral entre as 19 cidades participantes.
Segundo explicou a professora da modalidade, Arlete Aparecida Gonçalves Leite, que já trabalha com Ginástica Rítmica há mais de sete anos pela Secretaria de Esportes e Secretaria de Educação, o trabalho feito atualmente atende a faixa etária de 4 a 21 anos em três grupos: Iniciação, Intermediário e Treinamento. “Nossa primeira participação em competições foi em 2005, no Torneio de GRD Hiadê Nassif, em São Paulo, onde conquistamos o 1º lugar. Daí para frente, todo ano conquistamos premiações nesta competição. Isso foi uma grande motivação para o grupo, que tem total apoio dos pais nesta jornada. No ano passado garantimos medalhas no GR Brasil e nossas atletas tiveram a oportunidade de ter um contato mais próximo com campeões olímpicos e outros destaques da modalidade”, explicou a professora, que tem hoje cerca de 100 alunos em escolinhas de Ginástica Rítmica no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug), Emef Dr. Carlos de Almeida Rodrigues (Indaiá) e Emef Ricardo Luques Sammarco Serra (Praia das Palmeiras), além do grupo de treinamento na EMEF Maria Aparecida Ujio, no Porto Novo.
Para a ginasta Beatriz dos Santos Fernandes, de 12 anos, que está em treinamento há 9 anos, praticar GR é tudo em sua vida. “Meu grande sonho é ser uma campeã olímpica e integrar a seleção”, disse. Já Carolin Evelin Sabará, de 21 anos, fez da Ginástica Rítmica sua profissão. “Eu treino há 18 anos e lógico que já passei por todas as fases, desde o sonho olímpico até chegar onde estou. Ganhei muitas premiações e fui convidada para testes, mas as circunstâncias me fizeram permanecer aqui e hoje sou professora da modalidade na cidade vizinha e passo o que aprendi adiante, preparando crianças para serem grandes destaques num futuro próximo”.
Vanessa Duarte Rodrigues será a atleta que representará Caraguatatuba na etapa das Olimpíadas Escolares do Estado de São Paulo que acontece no sábado, na categoria Mirim, com apresentações de Bola e Fita. Atleta jovem, de 14 anos, pratica GR desde os 5 anos e vê na modalidade não o sonho olímpico mas perspectivas de futuro profissional. “Meu grande objetivo não é a seleção e sim me tornar uma professora de Ginástica Rítmica. Quero poder ensinar tudo o que eu sei para novos praticantes. É para isso que me dedico”, explicou.
O grupo participa neste ano do I Campeonato Estadual Escolar Olímpico rumo a 2016, podendo garantir classificação para as Seletivas, e também marca presença no GR Brasil nas categorias mãos livres e aparelhos.
Para a mãe da atleta Vanessa Duarte Rodrigues, Maria Aparecida Duarte, os pais são grandes incentivadores da modalidade. “Viramos uma família. Não há competição individual entre as meninas. Uma torce pela vitória da outra. Outro aspecto importante é que ao longo desses anos nós, pais, nos unimos e acabamos, assim como as meninas, formando um grupo também. Fizemos camisetas e somos uma torcida organizada. Eu me realizo através de minha filha”, finalizou.
Para encerrar 2011 com chave de ouro, o grupo de Ginástica Rítmica da Prefeitura Municipal de Caraguatatuba realiza apresentação de dança no Teatro Mario Covas, no dia 14 de dezembro.

Participe da Escolinha de Ginástica Rítmica

Qualquer criança pode participar da Escolinha de Ginástica Rítmica das Secretarias de Educação e de Esportes e Recreação da Prefeitura Municipal de Caraguatatuba. Basta ter idade a partir de 4 anos e participar de uma pré-seleção com a professora Arlete. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (12) 3888-1086.

Praia das Palmeiras – Emef Ricardo Luques Sammarco Serra – segunda-feira - 10h30 às 11h30 / 13h30 às 14h30
Indaiá – Emef Carlos de Almeida Rodrigues – terça-feira – 18h às 21h30
Cemug – quinta-feira – 19h às 21h / sábado – 9h às 12h

Nenhum comentário: