GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

domingo, 28 de agosto de 2011

Fechando a ferida do tráfico humano


Fechando a ferida do tráfico humano

Os raros visitantes de Hop Tien costumam ter um borrão como primeira impressão dessa aldeia indolente, enquanto passam nervosamente por uma curva fechada nas montanhas acima.
O que eles não enxergam ao contemplar o relevo irregular dos belos territórios ao norte do Vietnã é o ostracismo de muitas mulheres da região e a determinação empreendedora de uma mulher que começou a lutar contra o problema.
Há mais de uma década, os traficantes de gente chegaram a este pedaço de terra aparentemente esquecido, localizado entre altos penhascos calcários e vales exuberantes, para sequestrar mulheres e crianças e vendê-las na fronteira com a China, a menos de 6,4 quilômetros de distância.
Os primeiros predadores chegaram a Hop Tien em 2003, oferecendo-se inocentemente para comprar novos sapatos para algumas jovens. Em seguida as mulheres desapareceram. Dentro de pouco tempo, outras mulheres também sumiram, todas com idades entre 16 e 22 anos, para ser vendidas como esposas, trabalhadoras forçadas ou escravas sexuais.
De acordo com Matthew Friedman, o gerente de projeto regional para o Projeto Interagências sobre o Tráfico Humano da ONU, essas mulheres foram vítimas de um problema relativamente generalizado no Vietnã, que incluía o sequestro e o tráfico de crianças pequenas entre 5 e 6 anos.
A polícia chinesa afirma que, de acordo com relatório do Departamento de Estado sobre direitos humanos, entre 2001 e 2005 foram resgatadas mais de 1.800 vítimas de tráfico na fronteira com o Vietnã. Desde então, particularmente nos últimos três anos, o Vietnã "iniciou uma importante e bem-sucedida campanha contra o tráfico humano``, explica Friedman. Porém, o país ainda enfrenta desafios e o tráfico permanece um problema.
Também permanece um problema o estigma atribuído às vítimas que foram resgatadas. Depois que os aldeões relataram os sequestros, as autoridades vietnamita,s em colaboração com oficiais chineses, encontraram as mulheres e de uma maneira extraordinária as trouxeram de volta para casa.
Mas a euforia dos aldeões transformou-se em horror quando se percebeu que duas das mulheres sequestradas haviam engravidado. Rapidamente, espalhou-se pela cidade a notícia de que as outras mulheres também tinham sofrido abuso sexual e mesmo aquelas que não carregavam consigo sinais evidentes de abuso acabaram pagando o preço.

Vang Thi Mai, who started a textile cooperative for women rescued from the sex trade, at her home in the village of Hop Tien in Vietnam, Aug. 15, 2011. Mai's co-op has managed to preserve the traditions of her Hmong minority while improving the region’s economy and empowering its women, a hat trick that has steadily earned her the support of political figures and nongovernmental organizations alike. (Justin Mott/The New York Times)

Nenhum comentário: