GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

1ª Pré-Conferência debate propostas para melhor idade

A 1ª Pré-Conferência dos Direitos da Pessoa Idosa de Caraguá e do Litoral Norte foi realizada na última quinta-feira, no auditório da Fundacc, com o objetivo de definir estratégias para a implantação da Rede de Defesa da Pessoa Idosa, e propor diretrizes para as Políticas Estadual e Nacional da Pessoa Idosa.
Intitulada “Compromisso de todos por um envelhecimento digno no Brasil”, a Pré-Conferência abordou quatro eixos temáticos: envelhecimento e políticas de estado; pessoa idosa, protagonista da conquistas de efetivação de seus direitos; fortalecimento da integração dos conselhos; e diretrizes orçamentárias, plano integrado e orçamentos federal, estadual e municipal. Baseados nesses eixos, os participantes elaboraram e votaram propostas para serem apreciadas na 2ª Conferência Regional dos Direitos da Pessoa Idosa, em Pindamonhangaba, no dia 18 de agosto.
Os representantes dos municípios de Caraguá, Ubatuba, São Sebastião e Ilhabela escolheram os delegados que apresentarão suas propostas em Pindamonhangaba, de onde sairão as reivindicações para 13ª Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, que será realizada em setembro em São Paulo e, posteriormente, na 3ª Conferência Nacional, em Brasília (DF), em novembro.
A presidente do Conselho Municipal do Idoso de Ubatuba, Valéria Ferreira Carvalho, disse que todos precisam ter a consciência de envelhecer com seus direitos assegurados. Para a presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Idoso de Caraguá, Maria Apparecida Waack, as propostas debatidas na Pré-Conferência precisam chegar até o Governo Federal.
O conselheiro estadual do idoso, Paulo Bonani, considera a geração atual da melhor idade, a primeira preocupada em fazer algo para aqueles que ainda envelhecerão.
Segundo o Censo 2010 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas), Caraguá possui 11.305 habitantes com idade acima de 60 anos, destes 5.340 são homens e 5.965 são mulheres. No município existem dois homens e cinco mulheres centenários. O evento foi uma iniciativa dos Conselhos Municipais do Idoso de Caraguá, São Sebastião, Ubatuba e Taubaté com o apoio do Governo Municipal de Caraguá.

Delegados de Caraguá escolhidos para a Conferência Regional do Idoso:

Alberto Davi Polato
Angela Moreira Nunes
Rita Pisteco
Ediveti Passos Garcia
Tarciso Silveira Padro
Luci Machado

Nenhum comentário: