GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

quarta-feira, 16 de março de 2011

Visita de Obama: especialistas afastam riscos na Cinelândia

Funcionário da Comlurb lava parte da Cinelândia, onde será o discurso de Obama/Foto de carlos Ivan

RIO - Local do discurso de Barack Obama no próximo domingo, a Cinelândia começou a passar nesta terça-feira por um processo de transformação para receber o presidente dos Estados Unidos. O consulado americano, o Exército e as polícias Civil e Militar fizeram uma vistoria na região a fim de montar o esquema de segurança do evento e de autoridades. Além disso, a prefeitura também iniciou os serviços de conservação na área, como limpeza e reparos nas calçadas. (Leia também: Comunicado de Dilma e Obama será vago sobre Conselho de Segurança)
(Áudio: As negociações em pauta com a visita)
(Áudio: Obama não deve apoiar vaga permanente do Brasil na ONU)
(Leia também: Prefeitura do Rio vai inaugurar sala de crise)
(Vídeo: Sósia de Obama faz quiz)
(Confira a programação de Obama em Brasília)
Especialistas em proteção de autoridades são unânimes em afirmar que a Cinelândia é um dos locais mais adequados para se manter um perímetro de segurança confiável no entorno do presidente. A previsão é que ele fique em frente ao Theatro Municipal. Os prédios que ficam ao redor, como a Biblioteca Nacional, a Câmara de Vereadores e a Justiça Federal, são públicos e de acesso controlado, o que facilita o trabalho dos agentes.
Soube da visita do Obama pelos jornais. Não sei nem o que ele vem fazer aqui
Quanto aos prédios da iniciativa privada, mais distantes do palco, porém altos, não chegam a ser uma ameaça se houver varredura criteriosa por parte dos policiais federais e civis, encarregados de descobrir se há bombas ou atiradores de elite escondidos nos edifícios. Além disso, é de praxe os agentes especializados em práticas antiterror passarem um pente-fino em todos os locais vistoriados.
- Mesmo existindo edifícios altos, é possível dar uma proteção reforçada, minimizando as ameaças e, assim, reduzindo riscos. Com o fechamento da Avenida Rio Branco e adjacências, são criadas rotas de fuga. Temos ainda o Aeroporto Santos Dumont, onde o presidente pode embarcar num helicóptero - explicou um militar graduado que já cuidou da segurança de um ex-presidente.
Nos bares,chope extra Para o coronel Diógenes Dantas, ex-chefe da Inteligência do Comando Militar do Leste, há ainda possibilidade de ser usado o heliporto da Petrobras, na Avenida Chile, além do pátio do QG da PM:
- A Cinelândia fica cercada de vias amplas, de fácil escoamento. Outro fator positivo é o fechamento do espaço aéreo, isso reduz bastante a possibilidade de um atentado terrorista. É bom vistoriar os bueiros.
Os comerciantes da Cinelândia estão na expectativa de faturar mais, caso não seja decretada Lei Seca. O espanhol José Lourenzo Lemos, um dos sócios do bar Amarelinho, mudou a escala dos garçons e no sábado reforçará o estoque de chope:
- Vamos receber os americanos e o público de portas abertas. Normalmente, sirvo dez barris de chope por fim de semana. Encomendei 35 barris para serem entregues até sábado.
O estudante de desenho industrial Ian Moreira, de 18 anos, apareceu com o corpo pintado de Capitão América, por causa do trote na faculdade:
- Soube da visita do Obama pelos jornais. Não sei nem o que ele vem fazer aqui.
Figura já conhecida no local, a professora aposentada Marly Koplin, de 65 anos, é contra a presença de Obama. Ela é a remanescente do espaço que ficou conhecido como Brizolândia, onde havia debates do PDT e discursos de Leonel Brizola:
- Sou brizolista. É uma visita importante para o Brasil, mas não para mim.
Nesta terça-feira, a prefeitura reconstruiu fradinhos e recuperou paralelepípedos e pedras portuguesas. Mas ainda havia moradores de rua na área. A fachada do Municipal passou por limpeza. No Sheraton, em São Conrado, onde Obama se hospedará, funcionários confirmam que representantes da embaixada americana já estão no hotel.

Nenhum comentário: