GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

quarta-feira, 16 de março de 2011

Projeto de Lei




O deputado federal Antonio Bulhões (PRB-SP) apresentou à Câmara projeto de lei que visa à dispensa de revista dos portadores de marca-passo ou aparelho similar em portas magnéticas ou dispositivos de segurança semelhantes, bastando para isso apresentar documento que comprove a sua situação.

O projeto é baseado no PL 2791/2000, lamentavelmente arquivado e sem prosseguimento. A ideia é contemplar aproximadamente 540 mil pessoas portadoras de marca-passo, com aumento de 15 mil novos casos todos os anos.

O marca-passo, utilizado por pessoas que sofrem de problemas cardíacos, é um aparelho movido à bateria que regula as batidas do coração, ajudando-o a pulsar no ritmo certo. Quando exposto a um campo gerador de ondas eletromagnéticas (portas detectoras de metais e aparelhos antifurto), o marca-passo pode ser desligado temporariamente, pois as ondas emitidas são semelhantes às do coração e às vezes enganam o aparelho, inibindo algumas batidas do coração. Isso pode ocasionar desmaio ou ter consequências ainda mais graves.

Nenhum comentário: