GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

sexta-feira, 18 de março de 2011

FBI acerta detalhes da visita de Obama à Cidade de Deus

Agentes do FBI e Policia do Exercito inspecionaram os locais que Obama deve passar/ Foto de Pedro Kirilos

RIO e WASHINGTON - O presidente americano, Barack Obama, manterá a visita à Cidade de Deus neste domingo, embora a Casa Branca se recuse a confirmar oficialmente sua presença na comunidade. Agentes do serviço secreto americano foram nesta quinta-feira à tarde à favela, para acertar os últimos detalhes relativos à segurança. O FBI (a Polícia Federal americana) fez um levantamento minucioso do local, com o objetivo de traçar um plano que elimine os riscos de atentado contra o presidente.
(Qual o ponto mais importante da visita de Obama?)
(Veja as imagens dos preparativos para a visita de Obama)
(Vídeo: A expectativa para a visita de Obama na Cidade de Deus)
O Obama tinha que nos visitar todos os dias. Só assim, não seríamos esquecidos
Nas conversas entre os agentes, eles citaram alguns pontos vulneráveis no local escolhido para o chefe de Estado interagir com os moradores, como o valão e as árvores da Rua José de Arimateia, no interior da comunidade.
Obama ficará hospedado em Copacabana Nesta quinta-feira, perguntado se Obama desistira de conhecer a Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) na Cidade de Deus, o conselheiro sênior da Casa Branca para assuntos da América Latina, Dan Restrepo, foi evasivo:
- Ainda estamos trabalhando em cima da agenda - disse num encontro com jornalistas em Washington, explicando que haverá “oportunidades” de interação do presidente com a população brasileira no Rio.
Uma fonte na área de segurança pública que organiza o evento com o serviço secreto americano explicou que, apesar de fazer ressalvas sobre a vulnerabilidade da Cidade de Deus, o FBI insistiu em manter a favela como a mais adequada, por ser plana e haver rotas de fuga. A sugestão dos brasileiros foi o Morro Dona Marta, em Botafogo, por ser menor.
Outra discordância foi a escolha do hotel. Os brasileiros sugeriram o Sofitel, em frente ao Forte de Copacabana, mas os agentes do FBI preferiam o Sheraton, apesar da existência de favelas não pacificadas como o Vidigal e a Rocinha, em São Conrado. Nesta quinta-feira, o Comando Militar do Leste informou que o Hotel Marriot, em Copacabana, foi escolhido.
A embaixada americana no Brasil não põe a Cidade de Deus no roteiro oficial da visita; no entanto, o campo de futebol de terra batida na favela, além de ser visitado pelos agentes do FBI, passa por uma faxina. Os policiais americanos comentavam nesta quinta-feira sobre a possibilidade de fazer uma varredura no valão que fica em frente ao local do evento.
Cansada de reclamar da falta de limpeza urbana, a professora Regina Antunes, de 60 anos, lamentou que, só por causa da visita do presidente, o lugar estivesse sendo arrumado:
- O Obama tinha que nos visitar todos os dias. Só assim, não seríamos esquecidos.
Regina contou que ela e mais cinco vizinhos receberam a visita de policiais que lhes pediram para liberar a laje, a fim de posicionarem um atirador de elite em cada ponto:
- Não fiz oposição, mas alertei que minha laje estava caindo e, por isso, não podiam pôr muita gente lá em cima.
Além do campo de futebol, a quadra de basquete, esporte preferido de Obama, também passa por uma reforma. Enquanto funcionários da Comlurb pintavam os gradis, a garotada alternava uma pelada com a tentativa de pôr uma bola de futebol dentro da cesta. Além da expectativa de o presidente americano visitar a favela, há rumores de que Obama irá jogar basquete com as crianças.

Nenhum comentário: