Eu queria dividir com você a forma como vejo as coisas:
É a cultura do brasileiro gastar mais do que ganha. E isso não é culpa exclusiva do consumidor!
Independente do poder aquisitivo (independente de "poder" pagar), somos todos bombardeados com ofertas de produtos e serviços que prometem proporcionar qualidade de vida e bem-estar.
Neste contexto é natural acabar usando o crédito para satisfazer essa necessidade de consumo que foi criada.
Criticar esse comportamento consumista é uma tolice. Entender esse comportamento e estabelecer políticas de crédito e cobrança adequadas é o que se espera de você e de mim como gestores de crédito e cobrança.
Quando falo em políticas de crédito adequadas, não falo em aumentar o preço final para compensar as perdas com a inadimplência (esse tal de spread).
Eu estou falando de crédito responsável. Estou falando em responsabilidadena concessão de crédito.
Você já teve a impressão de que o trabalho de cobrança é um trabalho sem fim?! Parece que estamos igual a um “cachorro correndo atrás do próprio rabo”. Sem ofensas, viu ;)
Eu estou fazendo este desabafo porque todos os dias eu faço contatos de cobranças. Eu consigo receber, mas, o trabalho sempre aumenta. Não estou reclamando! Até porque, enquanto tiver cobranças para fazer, o meu emprego está garantido.
Mas, e você? Sente que o trabalho de cobrança é igual tentar secar gelo?
Eu senti isso por muito tempo, até descobrir que não se combate a inadimplência só com as ações de cobrança. A inadimplência tem que ser combatida desde a concessão de crédito. Isto precisa estar muito claro para o empresário.
Aonde tiver crédito terá inadimplência. Se você está concedendo crédito é óbvio que vai ter inadimplência na sua carteira de crédito. Falar de inadimplência zero é uma ilusão.
O que você e eu queremos é uma inadimplência aceitável e controlável. E definitivamente, isso só é possível conseguir se você analisar e conceder crédito com qualidade.
É aqui que entra a responsabilidade na concessão de crédito.
O crédito concedido de forma irresponsável, ou seja, sem se preocupar se o cliente vai ter condições de pagar, não está prejudicando somente a sua empresa. Está prejudicando também a sociedade.
É verdade que este é um problema que não se resolve somente com a nossa atitude individual. Sendo necessário também que existam ações envolvendo o poder público.
Mas, isso não nos exime da responsabilidade.
Precisamos então aceitar que é nossa responsabilidade dizer NÃO para a concessão de crédito irresponsável.
Por isso, eu busco formar profissionais de analise de crédito mais conscientes e preparados para lidar com o problema da inadimplência.
Um grande abraço!
Dr. Denis Siqueira
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