GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

segunda-feira, 9 de outubro de 2017

Em um mês, Banco de Alimentos reaproveita 3 toneladas de alimentos e repassa a 14 entidades

O Banco Municipal de Alimentos de Caraguatatuba registrou em um mês a doação de 4 toneladas de alimentos para reaproveitamento. Os dados se referem ao período de 6 de setembro a 5 de outubro.

As doações são oriundas de hortifrutis e hipermercados da cidade (Cauana Hortifruti, Spani Atacadita e Latícinios Litoral Norte) e os produtos passaram por triagem dos técnicos do órgão. Um dos objetivos do programa é o combate ao desperdício de alimentos.


Deste total (4 toneladas), 75,27% dos alimentos doados foram reaproveitados pelo Banco Municipal de Alimentos, ou seja, mais de 3 toneladas de legumes e verduras.

Os alimentos foram repassados para 14 entidades sociais conveniadas à Prefeitura de Caraguatatuba, entre elas: APAE; Associação dos Aposentados e Pensionistas (AAPC); Associação de Apoio ao Desenvolvimento Humano Acalento; Associação Lar São Francisco de Assis; Associação Terapêutica Vida Nova; Casa Beija Flor; Casa da Criança – Casa de Acolhida; Centro de Recuperação Humano Renascer – Luz do Caminho; Comunidade Católica Divina Providência; Creche MEIMEI; Instituto Pró+Vida “São Sebastião”; Paróquia São João Batista; Restitui – Centro de Tratamento para Dependentes Químicos; e Vila Vicentina de Caraguatatuba.
                      
A presidente do Fundo de Social de Solidariedade, Samara Fraschetti Bastos de Aguilar, fez questão de destacar a questão do desperdício. “O desperdício não pode existir e é importante que os estabelecimentos tenham a consciência social para ajudar as pessoas. O reaproveitamento de alimentos alimenta muitas famílias. Estamos buscando novas parcerias”, ressalta Samara, que também preside o Banco Municipal de Alimentos.


Doadores interessados podem entrar em contato pelo telefone (12) 3887-3551 ou pelo emailbancodealimentos@caraguatatuba.sp.gov.br. As parcerias serão concretizadas por meio de contratos, assegurando receptor e doador dos produtos.

Cresans
Além do trabalho de reaproveitamento de materiais, o Banco Municipal de Alimentos também recebe o Cresans (Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável), onde são ministrados regularmente cursos rápidos voltados à área culinária.

Segundo a coordenadora do Banco de Alimentos, Fernanda Cardoso Fernandes, no local são realizados cursos de salgados e doces, tempero caiçara, panificação, boas práticas de manipulação de alimentos. “Todos os cursos são voltados para a segurança alimentar”.

Nenhum comentário: