Entre os dias 19 e 21 de maio, a Prefeitura de Caraguatatuba participou da Avistar Brasil, maior feira de observação de aves da América Latina, que aconteceu no Instituto Butantan, em São Paulo.
Por sua rica diversidade de aves, o Litoral Norte tem grande potencial para atrair cada vez mais este tipo de turismo e, seguindo a proposta de divulgar o Circuito Litoral Norte, Caraguatatuba compartilhou um stand na feira junto com as outras três cidades da região (Ubatuba, São Sebastião e Ilhabela).
De acordo com o chefe de Seção de Planejamento de Projetos Turísticos, Marcelo Suckow, a Secretaria de Turismo pretende incentivar cada vez mais o turismo ecológico. “Participar dessa feira proporciona o contato com um público específico muito interessante para a cidade. Precisamos abrir novas portas e possibilidades, pois temos competência e atrativos para isso. Estamos estreitando o relacionamento com o Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Caraguatatuba e vamos trabalhar juntos neste sentido”, ressaltou.
O evento reuniu observadores, estudiosos e pesquisadores de aves do Brasil e do exterior. Em sua 12ª edição, a feira contou com 32 stands – sendo distribuídos entre secretarias estaduais, diversos municípios e iniciativas privadas. Cerca de 4 mil pessoas passaram pelo local durante a feira.
Aves de Caraguatatuba são tema de palestra no Congresso
Entre as atividades do evento, estavam o congresso técnico, com exposição de palestras, estudos e convidados nacionais e internacionais.
Na programação das apresentações, estava o estudo de Observação de Aves/Fauna do Trecho Urbano do Rio Santo Antônio de Caraguatatuba.
Segundo Larissa Maximiliano, estudante de Ciências Biológicas e responsável pelo trabalho, foram observados 12 pontos a cada 15 e o resultado surpreendeu. “Conseguimos reconhecer 44 espécies de aves no trecho, mesmo com alto impacto urbano nessa área. É um excelente número.”, explicou.
Para Larissa, a participação de Caraguatatuba na feira, abre possibilidade para expandir o turismo de observação, além de ser fundamental incentivar a apreciação das aves pelos próprios moradores da cidade. “Temos potencial e isso pode começar pelos próprios moradores. As escolas podem buscar parcerias de técnicos e realizar atividades com as crianças, incentivando o contato e amor pela natureza que está à nossa volta”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário