GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

quarta-feira, 3 de agosto de 2016

UNICAMP: Inscrições começam no dia 8 de agosto

VestibularEntrar na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) é o sonho de muitos estudantes. A instituição é uma das principais universidades públicas do País, conta com reconhecimento internacional e oferece mais de 3,3 mil vagas em 66 cursos de graduação.
As datas do vestibular para ingresso em 2017 já foram divulgadas. As inscrições acontecem no início do segundo semestre de 2016. Os candidatos devem preencher um formulário eletrônico, optando por até dois cursos, e pagar uma taxa de inscrição.
Este processo seletivo, organizado pela Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest), está entre os mais concorridos do Brasil. Veja como ele funciona e o que é preciso fazer para participar!
O calendário da Unicamp 2017
vestibular da Unicampacontece uma vez por ano e é dividido em duas fases. A primeira acontece sempre no final do segundo semestre. A segunda é realizada no início do ano seguinte, quando ocorrerá o ingresso dos estudantes.
As inscrições devem ser feitas com bastante antecedência.
Fique ligado! Se você for disputar uma vaga para o curso de Música, deve fazer as provas de Habilidades Específicas antes ainda da primeira fase.
Confira o calendário da Unicamp 2017:
-Inscrições e Pagamento da Taxa de Inscrição: 8 de agosto a 1o de setembro de 2016
-Provas de Habilidades Específicas de Música: Etapa I - 2 a 9 de setembro de 2016 e Etapa II - 9 e 10 de outubro de 2016
-Prova da primeira fase: 20 de novembro de 2016
-Provas da segunda fase: 15, 16 e 17 de janeiro de 2017
-Provas de Habilidades Específicas de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança: 23 a 26 de janeiro de 2017
-Divulgação da 1 chamada: 13 de fevereiro de 2017
-Matrícula não presencial: 14 e 15 de fevereiro de 2017
Como fazer a inscrição na Unicamp 2017
A inscrição no vestibular da Unicamp deve ser feita por meio do formulário eletrônico disponibilizado no site da Comvest. Os candidatos devem pagar ainda uma taxa de inscrição. O valor será divulgado pela Comissão. Na edição anterior do vestibular, para ingresso em 2016, o valor foi de R$ 150,00.
O período para o pedido de isenção foi de 20 de abril a 23 de maio de 2016. O benefício foi concedido a candidatos que comprovaram baixa renda, candidatos aos cursos noturnos de Licenciatura e funcionários da Unicamp/Funcamp.
Atenção! Quem obteve a isenção da taxa não está automaticamente inscrito no vestibular. Os estudantes beneficiados devem também preencher o formulário de inscrição, utilizando o código específico de candidato isento.
Como funciona o vestibular da Unicamp
O vestibular da Unicamp é dividido em duas fases. A primeira conta com uma prova objetiva sobre conhecimentos gerais. A segunda tem provas dissertativas, realizadas em três dias seguidos.
Serão eliminados do concurso os candidatos que obtiverem nota zero na prova da primeira fase. Outra informação importante: é possível complementar a pontuação na primeira fase usando a nota do Enem. Confira as regras no Manual do Candidato Unicamp, disponibilizado no site da Comvest quando abrirem as inscrições.
As provas acontecem em 26 cidades do estado de São Paulo. Na segunda fase o número de cidades diminui um pouco e alguns candidatos podem ser realocados a outros municípios para realizar a prova.
Como são as provas do vestibular da Unicamp
Primeira fase da Unicamp
A prova traz 90 questões de assinalar sobre conhecimentos gerais, com quatro alternativas cada e uma única resposta correta. Veja as disciplinas que compõem a prova e a quantidade de questões em cada uma delas:
-Língua Portuguesa e Literatura: 14 questões
-Matemática: 14 questões
-História: 10 questões
-Geografia (incluindo Filosofia e Sociologia): 10 questões
-Física: 10 questões
-Química: 10 questões
-Biologia: 10 questões
-Inglês: 8 questões
-Interdisciplinares (mais de uma disciplina): 4 questões
Cada questão respondida de forma correta vale um ponto.
Segunda fase da Unicamp
Todas as provas exigem respostas por escrito. Veja o conteúdo de cada dia da segunda fase:
-Primeiro dia: Prova de Redação (com dois textos a serem desenvolvidos) e de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira (com 6 questões dissertativas).
-Segundo dia: Provas de História, Matemática e Geografia, cada uma com 6 questões dissertativas.
-Terceiro dia: Provas de Química, Física e Biologia, cada uma com 6 questões dissertativas.
Cada texto da prova de Redação vale até 24 pontos e cada questão discursiva vale até quatro pontos. A nota zero em qualquer uma das provas elimina o candidato do vestibular.
As leituras obrigatórias da Unicamp 2017
A partir de 2016, desvinculou sua lista de obras obrigatórias da Fuvest, passando a adotar uma listagem própria de livros a serem lidos para seu vestibular. A cada ano são selecionadas 12 obras de diferentes gêneros e extensões, de autores da literatura brasileira, africana e portuguesa. Algumas obras permanecem na lista mais de um ano. Outras são exclusivas de cada edição do vestibular. Veja a lista de livros da Unicamp 2017:
Poesia:
-Sonetos - Luís de Camões
-Poemas Negros - Jorge de Lima
Contos:
-Amor, do livro Laços de Família - Clarice Lispector
-A Hora e a Vez de Augusto Matraga, do livro Sagarana - Guimarães Rosa
-Negrinha, do livro Negrinha - Monteiro Lobato 
Teatro:
-Lisbela e o Prisioneiro - Osman Lins
Romance: 
-O Cortiço - Aluísio Azevedo
-Coração, Cabeça e Estômago - Camilo Castelo Branco
-Caminhos Cruzados - Érico Veríssimo
-Til - José de Alencar
-Memórias Póstumas de Brás Cubas - Machado de Assis
-Terra Sonâmbula - Mia Couto
Veja também:
Vai se inscrever no vestibular da Unicamp? Em qual curso? Conte para a gente nos comentários!

Nenhum comentário: