GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

sábado, 21 de maio de 2016

Semana do Bebê e do Brincar se encerra sábado (21)

A Semana do Bebê e do Brincar encerra neste sábado (21/5/2016) com passeata e palestra, alusivas ao Dia Nacional do Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, nos bairros das unidades escolares municipais. Alunos e familiares participam de várias atividades recreativas.
O evento iniciado na segunda (16) tem o propósito de ressaltar para a sociedade, o valor da Primeira Infância como uma etapa primordial de desenvolvimento dos aspectos cognitivo, emocional, físico e social. Além de também prevenir situações de risco no que diz respeito ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.
Esse ano o tema trabalhado foi os esportes olímpicos. Corrida de cavalinho de pau, numa referência ao hipismo; corrida com obstáculos; de revezamento com a passagem do bastão e bolas no cesto, foram algumas das brincadeiras desenvolvidas com as crianças. Foi incentivado também, a pesquisa sobre a história dos anéis olímpicos, da tocha e a importância da prática desportiva.
Alguns pais conseguiram uma brecha no horário de trabalho e foram até as escolas durante a semana. No CEI/EMEI Profª Aparecida Maria Pires, a agente de saúde, Mariana Silva Carvalho, conseguiu prestigiar o momento do desfile olímpico da filha, Olívia, de 3 anos.
“Se todos os pais pudessem estar presentes, seria ótimo. A participação dos pais na vida escolar é muito importante”, afirmou.
Ainda na mesma escola, a dona de casa, Rosa Alves Paiva, 31 anos, foi acompanhar os filhos Estela, 2 anos e, Marcelo, 3 anos. “Essa ação sobre as Olimpíadas desperta na criança o espírito de competição e interação. Fico satisfeita com os eventos que a creche promove”, disse.
A Semana do Bebê e do Brincar é uma realização do Governo Municipal, por meio das secretarias de Educação, de Desenvolvimento Social e de Cidadania, Saúde, Trânsito e Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) que, com ações articuladas, interagem para mobilizar a comunidade escolar sobre a importância de valorizar a Primeira Infância.
História - A Semana do Bebê começou há 14 anos em Canela (RS) e, em 2010, com o apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), a experiência foi sistematizada e apresentada em vários municípios. Tem o objetivo de tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças de até 6 anos, prioridade na agenda dos municípios brasileiros.  Já a Semana do Brincar foi criada em 2009 pela ONG Aliança pela Infância, com o objetivo de lembrar os adultos sobre a necessidade de preservar e respeitar o tempo das crianças brincarem.

Nenhum comentário: