GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Caraguá contrata especialista em hematologia

A partir da próxima segunda-feira (22/2/2016), Caraguá contará com serviços em hematologia, especialidade que estuda e trata as doenças do sangue e de órgãos hematopoéticos, onde se formam as células do sangue. 
Os pacientes serão atendidos pelo médico Leonel Nulman Szterling, formado pela Faculdade de Medicina do ABC em 1975 com especialização em hematologia e hemoterapia. Todas as consultas serão realizadas no Centro de Especialidades Médicas e Odontológicas Madre Teresa de Calcutá (CEM/CEO).
Segundo o secretário de Saúde de Caraguá, Juan Lambert, esta é uma especialidade muito difícil para encontrar profissionais. “Atualmente, Caraguá tem 120 pacientes na fila de espera com referência no Hospital Regional de Taubaté. No entanto, o tempo de espera é de 12 meses”, afirma Lambert.
Ainda segundo o secretário, algumas doenças hematológicas descobertas no início têm até 90% de chance de cura, tais como anemias, leucemias e hemofilias.
 
Atendimento - Com o novo serviço, o Governo Municipal de Caraguá tem por objetivo zerar a demanda e reduzir o tempo de espera para consulta dentro do prazo máximo de 30 dias. De acordo com a Secretaria de Saúde, os 120 casos em espera já encaminhados serão priorizados. Demais pacientes deverão procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência para obter encaminhamento médico à especialidade, conforme diagnóstico.
 
Leonel Nulman Szterling – Além da formação pela Faculdade de Medicina do ABC em 1975 com especialização em hematologia e hemoterapia, Dr. Leonel, como é conhecido, também é fundador e membro do Conselho Deliberativo do Centro de Hematologia de São Paulo. O médico também participou ativamente de programas de qualidade no Hospital Israelita Albert Einsten, onde trabalhou no Serviço de Hemoterapia de 1975 a 2001.
Leonel foi um dos criadores do Serviço de Transplante de Medula Óssea da instituição e, atualmente, é membro do corpo editorial da revista internacional Transfusion and Apheresis Science e Revista Brasileira de Hematologia e Hemoterapia.
O médico também está afiliado à Sociedade Brasileira de Hematologia e Hemoterapia – SBHH e à Associação Brasileira de Hematologia e Hemoterapia.

Nenhum comentário: