GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

sábado, 31 de outubro de 2015

Saiba como as bactérias da boca podem afetar seu coração

O diagnóstico da doença deve ser feito por um cardiologista.

Bactérias que viajam pela corrente sanguínea e acabam se alojando no coração: assim se origina a endocardite. A doença infecciosa atinge parte da membrana mais interna do coração, chamada de endocárdio, que está em contato direto com o sangue. A doença também pode afetar as válvulas do coração.
A doença mostra como o organismo humano é interligado e complexo, pois uma das causas da endocardite são as bactérias da boca. “Elas entram no sistema circulatório por meio dos tecidos bucais infecionados e atingem o coração”, explica Giuseppe Alexandre Romito, professor titular da disciplina de periodontia da Universidade de São Paulo. Ele afirma que o problema de saúde bucal mais associado à endocardite é a periodontite, que é um estágio mais avançado de inflamação do que a gengivite.
Com alto índice de mortalidade, se a doença não for tratada pode danificar ou destruir as válvulas do coração, trazendo complicações para o resto da vida. Alguns sintomas são: febre, sopro no coração, perda de peso, tosse e respiração curta. O tratamento normalmente se dá com o uso de antibióticos intravenosos, pelo período de quatro a seis semanas. O diagnóstico é feito pelo cardiologista. 
Para evitar que a endocardite seja originada por um problema odontológico, a dica é não deixar a saúde bucal de lado. Principalmente quando notar alterações na gengiva, como sangramento, para que a doença não evolua para uma infecção mais séria como a periodontite. Além disso, é fundamental a higienização diária completa, com escova de dente, creme dental e fio dental.

Nenhum comentário: