GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

sexta-feira, 29 de maio de 2015

Alergia na virilha provoca coceira e vermelhidão



Alergia em região inguinal pode acontecer por contato com alguma substância na pele, identificando a chamada dermatite de contato. Esta é uma doença definida como uma resposta inflamatória na pele, resultante da exposição tópica a substancias presentes no ambiente. É produzida pela ação direta sobre a pele de elementos irritantes primários (mecanismo não alérgico) ou que provoquem lesões por mecanismo de hipersensibilidade (alérgico). A industrialização vem aumentando a exposição das pessoas a diversos produtos químicos e substâncias. O aumento da tecnologia tem permitido o surgimento de maior número de substâncias industrializadas, e com isso maior possibilidade de reações alérgicas. O contato de materiais como roupa intima (elástico), absorvente, sabonete, hidratante, protetor solar, cera de depilação e gilete podem resultar em alergia na virilha (região inguinal).
Os sintomas deste tipo de alergia podem variar desde um eczema de contato com coceira, vermelhidão, descamação e crostículas na pele até uma urticária de contato. Na urticária ocorre a presença de lesões, formando placas avermelhadas na pele, isoladas ou agrupadas, fugazes, geralmente circulares, podendo variar de forma e tamanho. A urticária é consequente à vasodilatação e edema da derme superficial estando associada a coceira intensa sem dor ou ardência.
O contato do suor com a pele pode provocar a dermatite atópica (não é comum na região da virilha, mas pode acontecer). Esta é uma doença inflamatória da pele com intensa coceira associada a rinite alérgica, asma ou alergia alimentar. Os fatores desencadeantes da dermatite atópica são ácaros da poeira, fungos do ar, suor, calor, fatores psicogênicos e alimentos.
Sintomas de lesões que acontecem na dermatite atópica:
- Lesões agudas: intensa coceira, pápulas, vesículas sobre pele avermelhada com erosões e escoriações e exsudação serosa;
Lesões subagudas: Eritema, escoriação e descamação;
Lesões crônicas: placas engrossadas e secas e placas fibróticas (liquenificação);
Pele muito seca. 

Um especialista alergista ou dermatologista pode identificar a alergia observando clinicamente. No caso quando há suspeita de dermatite de contato é necessário realizar o patch test para tentar identificar a substância responsável pela alergia. Esse teste consiste em colocar em contato com a pele substâncias específicas, produzindo pequenas áreas de dermatite. É uma prova de provocação ao contactante.
Se for identificada a dermatite atópica, são feitos testes com relação à doença de modo geral, por exemplo um teste alérgico de puntura para inalantes ou um teste alérgico de puntura para alimentos.
Sempre que aparecer qualquer lesão com coceira ou não em região inguinal que incomoda e que não melhora espontaneamente é indicado procurar ajuda médica para o tratamento e diagnóstico correto.

Nenhum comentário: