GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Pesquisador de segurança decide publicar 10 milhões de senhas e nomes de usuário reais

O consultor de segurança Mark Burnett publicou 10 milhões de senhas junto a seus nomes de usuário correspondentes. A ideia é ajudar outros pesquisadores - ele acredita que a maioria das combinações usuário-senha já foi desativada - mas é algo juridicamente arriscado.
Normalmente, pesquisadores de segurança recebem um conjunto de senhas sem os nomes de usuário, só que isso os impede de analisar possíveis interações entre nomes e senhas.
Burnett explica que, há algum tempo, "queria criar um banco de dados limpo para compartilhar com o mundo". Ele acredita que fornecer nomes e senhas em conjunto dá "insights melhores sobre o comportamento do usuário e é valioso para promover a segurança de senhas".Então ele fez exatamente isso, mas com alguma apreensão e muita justificativa. "Eu acho completamente absurdo ter que escrever um artigo inteiro justificando o lançamento destes dados por medo de perseguição ou assédio legal", diz ele em seu blog. "Eu queria escrever um artigo sobre os dados em si, mas vou ter que fazer isso mais tarde, porque eu tive que escrever isso tentando convencer o FBI a não me atacar."
Ele também faz referências à recente condenação de Barrett Brown, jornalista que teria ajudado um hacker a escapar das autoridades. O hacker estava envolvido na invasão de 2011 à Stratfor, empresa de inteligência e espionagem. Em janeiro, Brown foi condenado a cinco anos de prisão e a pagar US$ 890.000 em danos.
Assim, Burnett se esforça para explicar por que o FBI não deve prendê-lo:
Com tudo isso em mente, Burnett pegou uma amostra aleatória de 10 milhões de senhas, recolhidas a partir de "milhares de depósitos constituídos por mais de um bilhão de senhas". Ou seja, caso sua senha não esteja na lista - que você encontrará facilmente na internet - não significa que ela não esteja circulando por aí.

Nenhum comentário: