GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Descubra qual o sabonete ideal para a sua pele

Por KARINA COSTA Você provavelmente já se questionou sobre qual sabonete deve escolher para cuidar da pele do rosto e do corpo, certo? Entre tantas opções, os especialistas deixam logo um recado básico: o melhor é evitar as versões em barra e aqueles que têm fragrâncias de flores e frutas, sendo melhor optar pelo sabonete líquido para limpar tanto o rosto quanto o corpo.“Independente do tipo de pele, os sabonetes líquidos são os mais indicados. O produto tem o pH [ significa "potencial Hidrogeniônico" e é uma escala que mede o nível de acidez, neutralidade ou alcalinidade de um determinado produto] mais próximo do da pele causando uma menor alteração nas características fisiológicas da cútis. No caso da limpeza do corpo, pode-se usar os produtos em barra, porém, prefira os glicerinados, que são mais suaves e umectantes [absorvem a umidade, portanto, mais hidratantes]”, indica a dermatologista Marcia Linhares.No caso da higienização do rosto, é importante usar sabonetes que tenham componentes adequados às necessidades específicas de cada tipo de pele. “Antes de mais nada, o sabonete deve limpar a cútis. Mas é extremamente importante que essa remoção de impurezas não comprometa a principal função da pele, que é a de atuar como barreira de proteção contra a entrada de micro-organismos”, alerta Anita Rotter, dermatologista parceira de Mantecorp Skincare.O sabonete também precisa ter a capacidade de hidratar sem aumentar a oleosidade, bem como remover os óleos sem causar ressecamento, detalha a especialista. “A superfície da pele possui um pH fisiológico - natural - que deve ser preservado com a utilização do sabonete. Além disso, na escolha do produto que será usado no rosto, é preciso considerar ainda a presença ou não de determinadas dermatoses ou problemas que podem comprometer a barreira cutânea, como alergias”, finaliza Anita.Quer detalhes para saber como escolher o sabonete ideal para você? CLIQUE NAS IMAGENS ACIMA E CONFIRA!* Siga o Tempo de Mulher nas redes sociais:Facebook: facebook.com/tempodemulherTwitter: @tempodemulherInstagram: instagram.com/tempodemulheroficial* Curta a FANPAGE da Ana Paula Padrão: facebook.com/anapaulapadrao

Você provavelmente já se questionou sobre qual sabonete deve escolher para cuidar da pele do rosto e do corpo, certo? Entre tantas opções, os especialistas deixam logo um recado básico: o melhor é evitar as versões em barra e aqueles que têm fragrâncias de flores e frutas, sendo melhor optar pelo sabonete líquido para limpar tanto o rosto quanto o corpo.“Independente do tipo de pele, os sabonetes líquidos são os mais indicados.
O produto tem o pH [ significa "potencial Hidrogeniônico" e é uma escala que mede o nível de acidez, neutralidade ou alcalinidade de um determinado produto] mais próximo do da pele causando uma menor alteração nas características fisiológicas da cútis. No caso da limpeza do corpo, pode-se usar os produtos em barra, porém, prefira os glicerinados, que são mais suaves e umectantes [absorvem a umidade, portanto, mais hidratantes]”, indica a dermatologista Marcia Linhares.
No caso da higienização do rosto, é importante usar sabonetes que tenham componentes adequados às necessidades específicas de cada tipo de pele. “Antes de mais nada, o sabonete deve limpar a cútis. Mas é extremamente importante que essa remoção de impurezas não comprometa a principal função da pele, que é a de atuar como barreira de proteção contra a entrada de micro-organismos”, alerta Anita Rotter, dermatologista parceira de Mantecorp Skincare.
O sabonete também precisa ter a capacidade de hidratar sem aumentar a oleosidade, bem como remover os óleos sem causar ressecamento, detalha a especialista. “A superfície da pele possui um pH fisiológico - natural - que deve ser preservado com a utilização do sabonete. Além disso, na escolha do produto que será usado no rosto, é preciso considerar ainda a presença ou não de determinadas dermatoses ou problemas que podem comprometer a barreira cutânea, como alergias”, finaliza Anita.
Saiba qual sabonete é recomendado para a sua pelePELE SECASegundo Anita, o ideal é utilizar um sabonete que possua a capacidade de limpar a pele e hidratar. “Devem ser emolientes e hidratantes, que promovam limpeza suave mantendo um filme protetor na pele, o auxilia na prevenção e tratamento do ressecamento cutâneo”, complementa Marcia. “Para tanto, os sabonetes para esse tipo de pele devem possuir componentes como os óleos vegetais, de macadâmia e castanha do Brasil”.NORMAIS A MISTAS “Quando estamos diante de peles normais a mistas, a remoção de oleosidade deve ocorrer, mas sem causar ressecamento da cútis. Para obter esse resultado, alguns agentes como Ácido Salicílico, Alfa Hidroxiácidos e o Ácido Glicólico podem ser utilizados, já que eles têm o poder de promover uma renovação celular”, explica Anita. “No caso específico das peles normais, os sabonetes devem possuir agentes descongestionantes como o extrato de camomila”, ensina Marcia.OLEOSARequer sabonetes que limpam profundamente a pele. “Tanto esse tipo de cútis quanto a mista necessitam de produtos que tenham ação adstringente e refrescante, caso do extrato de Hamamélis e green tea [chá verde]”, comenta dra. Marcia.PELES SENSÍVEIS“Devem ser tratadas com maior cuidado. Recomendo o uso de sabonetes que possuam ativos calmantes e hidratantes”, diz Anita. “Importante que contenham ativos que recuperem a função de barreira da pele, como as Ceramidas e Aquaporine Active®. Não devem conter fragrâncias”, diz Marcia.

SAIBA QUAL SABONETE É RECOMENDADO PARA A SUA PELE

PELE SECA
Segundo Anita, o ideal é utilizar um sabonete que possua a capacidade de limpar a pele e hidratar. “Devem ser emolientes e hidratantes, que promovam limpeza suave mantendo um filme protetor na pele, o auxilia na prevenção e tratamento do ressecamento cutâneo”, complementa Marcia. “Para tanto, os sabonetes para esse tipo de pele devem possuir componentes como os óleos vegetais, de macadâmia e castanha do Brasil”.
NORMAIS A MISTAS
“Quando estamos diante de peles normais a mistas, a remoção de oleosidade deve ocorrer, mas sem causar ressecamento da cútis. Para obter esse resultado, alguns agentes como Ácido Salicílico, Alfa Hidroxiácidos e o Ácido Glicólico podem ser utilizados, já que eles têm o poder de promover uma renovação celular”, explica Anita. “No caso específico das peles normais, os sabonetes devem possuir agentes descongestionantes como o extrato de camomila”, ensina Marcia.
OLEOSA
Requer sabonetes que limpam profundamente a pele. “Tanto esse tipo de cútis quanto a mista necessitam de produtos que tenham ação adstringente e refrescante, caso do extrato de Hamamélis e green tea [chá verde]”, comenta dra. Marcia.
PELES SENSÍVEIS
“Devem ser tratadas com maior cuidado. Recomendo o uso de sabonetes que possuam ativos calmantes e hidratantes”, diz Anita. “Importante que contenham ativos que recuperem a função de barreira da pele, como as Ceramidas e Aquaporine Active®. Não devem conter fragrâncias”, diz Marcia.
Sabonete líquido é indicado para limpeza do rostoSegundo Marcia Linhares, faz toda a diferença se o sabonete utilizado para limpeza de pele é em barra, esfoliante ou líquido, sendo este o mais indicado.“O líquido tem o pH próximo ao da pele (que é 5,5), sendo mais suave e menos agressivo, por isso causa uma menor alteração nas características fisiológicas da cútis. Já o produto em barra geralmente possui pH maior que 7,0 devido às matérias-primas responsáveis pela consistência, que são altamente alcalinas [com pH acima da média]. Portanto, não são indicados para limpar o rosto”, esclarece.Já os esfoliantes (em barra ou líquido) devem ser usados apenas uma vez por semana. “São uma boa indicação para os tratamentos de pele oleosa e de rejuvenescimento”.

SABONETE LÍQUIDO É INDICADO PARA LIMPEZA DO ROSTO

Segundo Marcia Linhares, faz toda a diferença se o sabonete utilizado para limpeza de pele é em barra, esfoliante ou líquido, sendo este o mais indicado.“O líquido tem o pH próximo ao da pele (que é 5,5), sendo mais suave e menos agressivo, por isso causa uma menor alteração nas características fisiológicas da cútis. Já o produto em barra geralmente possui pH maior que 7,0 devido às matérias-primas responsáveis pela consistência, que são altamente alcalinas [com pH acima da média]. Portanto, não são indicados para limpar o rosto”, esclarece.Já os esfoliantes (em barra ou líquido) devem ser usados apenas uma vez por semana. “São uma boa indicação para os tratamentos de pele oleosa e de rejuvenescimento”.
Não use sabonete com fragrância no rostoSabe aqueles sabonetes encontrados em farmácias e supermercados, com diversas fragrâncias de flores, frutas e óleos? Anita pede para evitar seu uso nos cuidados com a pele da face. “Para a higiene diária do rosto, a escolha do sabonete deve sempre ter como base o tipo de pele de cada pessoa”, alerta. “Não recomendo por serem em barra. Mesmo os líquidos, eles são mais detergentes, além de conterem essências fortes”.

NÃO USE SABONETE COM FRAGRÂNCIA NO ROSTO

Sabe aqueles sabonetes encontrados em farmácias e supermercados, com diversas fragrâncias de flores, frutas e óleos? Anita pede para evitar seu uso nos cuidados com a pele da face. “Para a higiene diária do rosto, a escolha do sabonete deve sempre ter como base o tipo de pele de cada pessoa”, alerta. “Não recomendo por serem em barra. Mesmo os líquidos, eles são mais detergentes, além de conterem essências fortes”.

Para o corpo: sabonete em barra deve ser glicerinadoSegundo as especialistas, a pele do corpo, quase sempre, é diferente do rosto. “É comum ver pessoas que têm a face oleosa apresentarem a pele do corpo seca. Assim, o sabonete corporal, na maioria das vezes, é diferente do facial. Entender essas diferenças é essencial para ter uma pele saudável”, afirma Anita.“Como no caso dos cuidados com o rosto, é mais indicado usar sabonete líquido para tomar banho. Se optar pelo produto em barra, a melhor indicação são os glicerinados que são mais suaves e umectantes”, explica Marcia.No caso dos esfoliantes, os cuidados seguem os mesmos do rosto: devem ser usados uma vez por semana. “Eles também são uma boa indicação para os tratamentos de celulite”, comenta Marcia.

PARA O CORPO: SABONETE EM BARRA DEVE SER GLICERINADO

Segundo as especialistas, a pele do corpo, quase sempre, é diferente do rosto. “É comum ver pessoas que têm a face oleosa apresentarem a pele do corpo seca. Assim, o sabonete corporal, na maioria das vezes, é diferente do facial. Entender essas diferenças é essencial para ter uma pele saudável”, afirma Anita.“Como no caso dos cuidados com o rosto, é mais indicado usar sabonete líquido para tomar banho. Se optar pelo produto em barra, a melhor indicação são os glicerinados que são mais suaves e umectantes”, explica Marcia.No caso dos esfoliantes, os cuidados seguem os mesmos do rosto: devem ser usados uma vez por semana. “Eles também são uma boa indicação para os tratamentos de celulite”, comenta Marcia.
Criança deve usar sabonete infantilNo caso das crianças, Anita indica o uso de produtos específicos para a faixa etária. “Os pequenos têm uma pele mais sensível, assim é muito melhor que utilizem sabonetes infantis recomendados para as necessidades de suas peles, e nunca os mesmos usados pelos pais”.

CRIANÇA DEVE USAR SABONETE INFANTIL

No caso das crianças, Anita indica o uso de produtos específicos para a faixa etária. “Os pequenos têm uma pele mais sensível, assim é muito melhor que utilizem sabonetes infantis recomendados para as necessidades de suas peles, e nunca os mesmos usados pelos pais”.

Nenhum comentário: