Os serviços de Internet concentraram a maior parte das reclamações recebidas pela Anacom nos últimos três meses do ano, seguidos pelas queixas sobre a televisão de subscrição e as telecomunicações móveis. Em termos individuais, as questões relativas a equipamentos móveis são as mais citadas.
As reparações, avarias e a aplicação da garantia dos telemóveis fazem parte do assunto mais reclamado à Anacom, Autoridade Nacional de Comunicações, no último trimestre de 2012.
Foram recebidas cerca de 1.500 reclamações de utilizadores relacionadas com os próprios equipamentos móveis, o que representa praticamente metade das 3.076 reclamações sobre serviço telefónico móvel que deram entrada na Anacom entre Outubro e Dezembro de 2012, segundo o documento publicado no site do regulador.
Neste campo dos telemóveis, os problemas com garantias e avarias concentram grande parte das queixas, já que o segundo assunto mais referido, a facturação, foi alvo de apenas cerca de 300 intervenções.
O serviço de Internet mereceu mais reclamações do que o móvel mas nenhum dos temas foi alvo de tantas participações como as relacionadas com as avarias de equipamentos móveis. A mais citada no acesso à Internet foi o cancelamento de serviço, com menos de 800 referências, seguido de questões relativas a contratos (“informação pré-contratual, transparência das cláusulas contratuais, períodos de fidelização”, especifica a Anacom). Ao todo, a Internet concentrou 3.621 reclamações no último trimestre de 2012.
Anacom destaca facturação na televisão por subscrição
O serviço de televisão por subscrição, sobre o qual a entidade presidida por Fátima Barros (na foto) recebeu 3.449 intervenções, teve como principal assunto o cancelamento dos serviços e do contrato (em torno de 900 cada um).
“A facturação surge neste serviço também como um dos assuntos mais reclamados (em particular, a facturação de serviços adicionais e funcionalidades não solicitadas ou não canceladas pelo operador)”, sublinha a Anacom no documento.
As questões contratuais (falta de informação, transparência e períodos de fidelização) lideram as 2.469 reclamações sobre o serviço telefónico fixo nos últimos três meses do ano passado.
Ao todo, a Anacom refere que registou 18.959 reclamações neste período, sendo que as comunicações electrónicas (telefone móvel, telefone fixo, Internet e televisão por subscrição) ocupam 80,4% das queixas. Seguem-se os serviços postais, com 11,2%.
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