GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

terça-feira, 3 de abril de 2012

Apae do município promove caminhada em comemoração ao Dia Mundial do Autismo

A Apae de São Sebastião (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) promoveu na tarde de ontem, a caminhada comemorativa ao Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, data instituída pela ONU no ano de 2007, que definiu o dia dois de abril como marco da mobilização.
Diretores e professores, juntamente com 112 alunos da instituição, caminharam por uma pequeno trecho da avenida Guarda Mor Lobo Viana, região central, apoiados em uma faixa com a temática “Mais Informações, Menos Preconceito” cujo objetivo é conscientizar a população sobre o Autismo.
De acordo com a professora Rosa Eliza Martins Rodrigues, o intuito desta passeata é informar a população sobre a importância do diagnóstico precoce sobre a patologia. “Espero que possamos atingir o nosso objetivo que é sensibilizar a população, mostrando a todos sobre a importância de incluir estas pessoas em meio à comunidade”, relata.
Atualmente a Apae de São Sebastião trabalha com 162 especiais, dentre esses 10 alunos são autistas. A instituição também oferece aos excepcionais trabalhos educativos voltados para as crianças e oficinas culturais para os adultos.

Entenda o que é autismo

O autismo é um transtorno do desenvolvimento que atinge a comunicação, a interação social, a imaginação e o comportamento.
No Brasil, não existem dados oficiais sobre o autismo. Nos Estados Unidos e na Europa, o transtorno já é visto como a maior epidemia do mundo, saltando de um caso a cada 2.500 pessoas na década de 90, para o número assustador atual de uma pessoa com autismo a cada 120 habitantes.
Em 2007, segundo o Projeto Autismo, do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas, da Universidade de São Paulo (USP), com uma população de 190 milhões de habitantes, o Brasil teria cerca de 1 milhão de casos de autismo. Segundo a ONU, em todo o mundo, são 70 milhões de casos.
Dentre as características do autista está à dificuldade de interagir com pessoas da mesma idade. Muitos podem gostar de ficar sozinhas ou, pelo contrário, procuram a companhia de pessoas de forma exagerada. Além disso, apresentam dificuldade de entender normas e condutas sociais, tem fixação em rotinas e rejeitam mudanças. Na comunicação, podem ter atraso na fala e problemas para iniciar e manter um diálogo coerente.

Nenhum comentário: