GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Participe da 14ª Kizomba‏

Dia da Consciência Negra é comemorado com festa e exposição em Caraguá


Dia 20 de novembro é comemorado o Dia Nacional da Consciência Negra e em Caraguá a programação está repleta de atrações. No final de semana (19 e 20), a Praça do Caiçara recebe a 14ª Kizomba e, o Polo Cultural Professora Adaly Coelho Passos, a exposição “Berço da Humanidade – África em Nós, um recorte da herança cultural africana em cada um”.

A 14ª Kizomba (termo africano para ‘Festa dos Negros’) terá culinária, música e apresentações artísticas tradicionais da cultura negra. Para Teresinha de Oliveira Marciano Costa, vice-presidente da ONG Zambô do Movimento Negro de Caraguatatuba, o evento tem a finalidade de discutir a africanidade e apresentar à população a cultura negra.

“O Kizomba tem caráter de reflexão e debate sobre consciência negra. É uma maneira de apresentar as heranças, tradições e contribuições dos escravos, além de manter viva na memória das pessoas as lutas do povo negro e a figura de Zumbi dos Palmares”, explica.

As atividades terão início no sábado (19), às 13h30, na Praça do Caiçara, com apresentações das oficinas culturais de folclore. Logo em seguida, acontece a concentração da Caminhada Zumbi dos Palmares, às 15h30, na Praça da Bíblia. O trajeto segue pelas ruas do centro e tem chegada na Praça do Caiçara, prevista para as 17h, onde haverá um ato ecumênico realizado por líderes das religiões católica, umbanda e candomblé.

Logo em seguida, às 18h, acontece a abertura da exposição “Berço da Humanidade – África em Nós, um recorte da herança cultural africana em cada um”, que reúne esculturas, fotografias, documentário e artesanato na Sala de Exposições Antonio Carelli, no Polo Cultural Professora Adaly Coelho Passos.

O público poderá apreciar as esculturas em madeira do artista plástico Valdiglei Bernardo de Jesus, da cidade de Maraú (BA) e as fotografias de afrodescendentes de Caraguá tirados pelos fotógrafos JC Curtis e Adriana Coutinho.

Também será exibido o documentário ‘Quilombos do Litoral Norte, Caçandoca e Calandoquinha’, do jornalista paulistano José Ortega e haverá exposição audiovisual e amostras de artesanato das mulheres quilombolas. A exposição segue até 17 de dezembro e pode ser visitada das 10h às 18h.

Dando continuidade às festividades do 14º Kizomba, às 19h30 será celebrada na Praça do Caiçara a Missa Inculturada Afro, que apresenta elementos típicos da cultura negra, como vestes, dança, gestos, gingado, alimentos, cantos, instrumentos.

Após a cerimônia, o artista Chocolate do Cavaco comanda a festa junto com seu grupo Aconchego. Pagode, samba e músicas de raízes negras prometem agitar o público.

Para finalizar o evento, o Kizomba segue no domingo (20) com apresentações das oficinas culturais de folclore, às 13h30 e culinária, música, dança, festejos e tradições até as 22h na Praça do Caiçara.

No dia 20 de novembro comemora-se o Dia Nacional da Consciência Negra em homenagem à morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares. O Dia da Consciência Negra é marcado pela luta contra o preconceito racial e discute a conscientização da importância da cultura negra na formação do povo brasileiro.

 A exposição Berço da Humanidade – África em Nós e a 14ª Kizomba são realizações do Governo Municipal, por meio da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), com apoio da ONG Zambô Movimento Negro de Caraguatatuba.

 

Dia 19 (sábado)
13h30 – Apresentações das oficinas culturais de folclore
15h30 – Concentração para Caminhada Consciência Negra
17h – Ato ecumênico
18h - Abertura da Exposição ‘Berço da Humanidade’
19h30 – Missa Inculturada Afro
20h30 – Show musical com o Grupo Aconchego e Chocolate do Cavaco
 
Dia 20 (domingo)
13h30 – Apresentações das oficinas culturais de folclore
13h30 às 22h – Culinária, shows musicais, danças, festejos e tradições negras
 
Serviço:
Exposição Berço da Humanidade – África em Nós
De 19 de novembro a 17 de dezembro, das 10h às 18h
Sala de exposições Antonio Carelli – Polo Cultural
Entrada franca 
 
14ª Quizomba
Dias 19 e 20 (sábado e domingo), às 13h30
Praça do Caiçara
Entrada franca
 
Programação Cultural de Novembro
 
Coração Denunciador (teatro)
18 - sex  – 20 h
Auditório  Maristela de Oliveira - Fundacc
Entrada franca
 
Banda Áquarius
18 – sex- 20h30
Praça Candido Mota - Coreto
Entrada franca
 
Água Viva Coral – Festa das Nações (música)
18 –sex - 21h
Teatro Mario Covas
Entrada: 1 brinquedo novo para campanha de natal do Teatro Mario Covas
 
Festa da Associação dos Músicos
19 – sáb – 20h30
Praça Candido Mota - Coreto
Entrada franca
 
The Mamas & The Papas (música)
19 - sáb – 21h
Teatro Mario Covas
Ingressos: R$100 (inteira) e R$50 (meia-entrada)
 
Espetáculo As Noivas de Nelson (teatro)
20 - dom – 19h
Teatro Mario Covas
Entrada franca
 
Apresentações de Solistas
22 – ter -19h
Teatro Mario Covas
Entrada franca
 
Apresentações de Grupos Instrumentais
23 – qua – 19h
Teatro Mario Covas
Entrada franca
 
Música no Museu - Camerata
24 – qui - 18h
Macc – Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba
Entrada franca
 
Choro Elétrico
25 – sex – 20h30
Praça Candido Mota - Coreto
Entrada franca
 
Encerramento das Oficinas de Violão
25 – sex - 14h
Auditório Fundacc
Entrada franca
 
Apresentação da Banda Municipal
26 – sáb – 20h30
Praça Candido Mota – Coreto
Entrada franca
 
Encerramento das oficinas de música
27 – dom – 14h30
Teatro Mario Covas
Entrada franca

Nenhum comentário: