GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Petrobrás anuncia descoberta de poço de petróleo em Ilhabela

Estatal divulgou, em nota oficial, a descoberta de mais petróleo na camada do pré-sal, na bacia de Santos, na costa do Litoral Norte

Beatriz Rego


A Petrobrás anunciou a descoberta de um poço de petróleo, durante perfuração de mais na área de Carioca, localizada no Bloco BM-S-9, localizado a 35 km ao sul do poço descobridor e a 293 km do Litoral Norte do estado de São Paulo, em território de projeção de Ilhabela.

A estatal confirmou a potencialidade da nova área descoberta e informou que o novo poço, informalmente conhecido como Abaré. A produtividade do poço foi comprovada com amostragem de petróleo de boa qualidade, de cerca de 28° API, por teste a cabo, em reservatórios carbonáticos a uma profundidade de cerca de 4.830m. Um teste de formação está previsto para avaliar a produtividade desses reservatórios.
Além disso, está em andamento também o teste de longa duração no poço Carioca Nordeste, que está conectado ao FPSO Dynamic Producer. Os resultados apontam potencial de produção do poço de aproximadamente 28 mil barris por dia, acima das expectativas iniciais. Atualmente o poço produz a uma vazão de 23.400 barris por dia, em função de restrições, em atendimento à determinação da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
Além do poço pioneiro descobridor, já foram perfurados mais quatro poços e foram realizados dois testes de formação na área do Plano de Avaliação da Descoberta de Carioca. Essas atividades cumpriram os compromissos assumidos junto à ANP.
Em função dos resultados encontrados na área de Carioca, o Consórcio solicitou à ANP a postergação do encerramento do Plano de Avaliação da Descoberta e da Declaração de Comercialidade, previstos originalmente para novembro de 2011. O novo prazo será utilizado para a realização de atividades não previstas no programa original: perfuração de até três poços exploratórios e um teste de longa duração. A ANP aprovou a revisão das Atividades e do Cronograma do Plano de Avaliação da Descoberta PA-1-SPS-50 (Carioca), com a inclusão de operações adicionais, e o prazo para a Declaração de Comercialidade foi adiado para 31 de dezembro de 2013.

Benefícios para a região

O prefeito de Ilhabela Toninho Colucci, e presidente da Associação dos Municípios Produtores de Gás Natural, Petróleo, Possuidores de Gasodutos, Oleodutos, Áreas de Tancagem e Estação de Bombeamento no Estado de São Paulo (Amprogas) declarou que a descoberta do poço no território de projeção do arquipélago é muito importante para a cidade.

“Essa descoberta promoverá maiores investimentos em Ilhabela, pois nós receberemos uma compensação financeira pela produção dos barris de petróleo. Poderemos investir mais na qualidade de vida da população”.
Colucci contou que já estava a par dos estudos da Petrobras na região sobre o possível poço de petróleo. “Não tínhamos a certeza, mas a expectativa era grande para que os estudos realizados confirmassem que tínhamos esse petróleo em nosso território. Nossa região é muito fértil, acredito que possa haver mais descobertas de poços”.
Colucci acredita que o Estado de São Paulo precisa estar mais atento ao marco regulatório do petróleo. “Eu já conversei e alertei o nosso governador Geraldo Alckmin, de que ele precisa se inteirar acerca da produção do combustível no Estado. Sabemos que comparados ao Rio de Janeiro ou ao Espírito Santo, ainda somos tidos como pequenos produtores, porém a situação está mudando. Queremos ter mais dividendos nesta grande indústria do petróleo.
Alckmin precisa se envolver na defesa do marco regulatório, pois São Paulo precisa crescer muito”, finalizou o prefeito e presidente da Amprogas.

Nenhum comentário: