GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente discute políticas públicas

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCAI), em parceria com a Prefeitura de Ilhabela, realizou nesta sua 3ª Conferência. A presidente do Fundo de Solidariedade, Lúcia Heidorn Reale Colucci representou o prefeito Toninho Colucci (PPS) na abertura do encontro na Câmara Municipal, na Vila. O tema este ano foi “Mobilizando, Implementando e Monitorando a Política e o Plano Decenal de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes”.
A reunião contou com a presença expressiva de estudantes, que lotaram o plenário da Casa de Leis. Em seu discurso, Lúcia Colucci falou sobre a grande responsabilidade dos adolescentes que participam ativamente das discussões. “É bom ver o envolvimento dos jovens, porque se tivermos uma juventude que não conhece seus direitos e deveres, no futuro teremos uma sociedade que não respeita os direitos e deveres. Nós só podemos cobrar direitos quando praticamos os nossos deveres”, destacou a presidente do Fundo de Solidariedade. Segundo o regimento interno, a conferência tem por finalidade assegurar o cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA); envolver e integrar a população, entidades, poder público e ministério público em ações conjuntas que tenham como objetivo o cumprimento do ECA; avaliar ações desenvolvidas e eleger delegados para a IX Conferência Regional dos Direitos da Criança e Adolescente.
O secretário da Assistência Social, Jovelino Brito, destacou o empenho do prefeito Toninho Colucci (PPS) em investir na criança e no adolescente e em oferecer o melhor para os jovens. O vereador Luiz Mário de Almeida, o Marinho, aproveitou a oportunidade para deixar uma mensagem diretamente aos adolescentes: “Vocês vão nortear nosso município em alguns anos e é importante que já estejam envolvidos agora, porque serão o nosso amanhã e precisam ser os atores principais nessas iniciativas”, ressaltou. Já o presidente da Câmara, Carlos Alberto de Oliveira Pinto, o Carlinhos, parabenizou o CMDCAI pelas ações. “Esse é um conselho que funciona de verdade, gostaria de parabenizar os conselheiros e a prefeitura que tem apoiado as ações. Quando tem coisa boa nós temos que reconhecer”, declarou.
A presidente do CMDCAI, Lilian de Oliveira, incentivou a participação dos alunos na condição de multiplicadores das informações. “Daqui surgirão várias ideias. Gostaria que vocês dessem sugestões, novas ideias, apontem falhas e, principalmente, passem pra frente as novas informações que receberem aqui”, completou.
Da reunião sairão oito delegados titulares e suplentes com idade igual ou superior a dezoito anos, observando o princípio de paridade entre o poder público e a sociedade civil organizada e quatro delegados adolescentes, suplentes para participar da IX Conferência Regional.
A secretária de Educação, Lídia Sarmento, se orgulhou da participação dos estudantes. “Temos quatro representantes de cada escola que foram escolhidos por serem envolvidos com os projetos, terem facilidade de dialogar e porque são críticos. Estamos aqui para assegurar o cumprimento do ECA no que diz respeito aos direitos, deveres e proteção da criança e do adolescente e vocês precisam participar disso”, concluiu.

Nenhum comentário: