Cielo confirma favoritismo e ganha primeiro ouro no Pan
"Cielo repetiu o título dos 100 metros livre conquistado na última edição do Pan, no Rio"
''
Grande astro da natação brasileira, Cesar Cielo confirmou o favoritismo e ganhou a medalha de ouro na sua primeira prova nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara. Até com certa tranquilidade, ele venceu a final dos 100 metros livre, na noite deste domingo, 16, no Centro Aquático Scotiabank, ao cravar o tempo de 47s84 - com isso, bateu o recorde do Pan, que já era dele (48s79).
'Estou morto, o finalzinho da prova durou bastante', admitiu Cesar Cielo, em entrevista à TV Record, logo depois de deixar a piscina. Apesar do cansaço e das dificuldades de nadar na altitude - Guadalajara fica a 1.500 metros acima do nível do mar -, ele bateu com tranquilidade Hanser Garcia (Cuba), prata com 48s34, e Shaune Fraser (Ilhas Cayman), bronze com 48s63.
Assim, Cesar Cielo repetiu o título dos 100 metros livre conquistado na última edição do Pan, há quatro anos, no Rio. E mostrou sua força na prova em que é recordista mundial (46s91), além de ser medalhista olímpico e mundial. Em Guadalajara, ele ainda busca ganhar mais três medalhas de ouro, nos 50 metros livre e nos revezamentos 4x100 metros livre e 4x100 metros medley.
Um pouco antes da vitória de Cesar Cielo, o Brasil esteve perto de conquistar mais uma medalha na piscina do Centro Aquático Scotiabank. Mas Fabíola Molina terminou em quarto lugar na final dos 100 metros costas, com o tempo de 1min02s04 - a medalha de ouro na prova foi para a norte-americana Rachel Bootsma, com 1min00s37. 'Fiz o máximo que eu pude', lamentou a brasileira.