GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

terça-feira, 28 de junho de 2011

Membros do Conselho de Meio Ambiente e vereadores vistoriam obra da passarela na Cachoeira da Laje

O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci (PPS), acompanhado de membros do Conselho do Meio Ambiente e dos vereadores Jadiel Vieira, o Keko, (PTB) e Márcio Garcia (PTB), aproveitou o feriado para vistoriar a obra da passarela sobre a Cachoeira da Laje, localizada na trilha de acesso à praia do Bonete, no extremo sul do município. Também participaram da visita o vice-prefeito e secretário de Esportes, Nuno Gallo; a secretária de Turismo e Fomento, Djane Vitoriano de Jesus; o presidente do Conselho de Turismo, Leopoldo Pedallini; o diretor de Obras, Luiz Paladino; o diretor de Transportes, Oswaldo Redher Neto; representantes do Instituto Ilhabela Sustentável (ISS); e o chefe da Defesa Civil, Walter Faustino; além de assessores e funcionários municipais.
O grupo enfrentou cerca de uma hora de caminhada entre o ponto de parada de veículos até a cachoeira. A trilha passou por manutenção recente.
Colucci ressalta a importância da obra principalmente para a comunidade do Bonete. “Só com esta primeira passarela sobre a Cachoeira da Laje já evitaremos, por exemplo, que pessoas fiquem presas na trilha num dia de mau tempo. Mas nosso projeto é construir mais outras duas passarelas, beneficiando os moradores e também o turismo local”.
Na trilha de acesso à praia do Bonete, que é estreita e tem aclives acentuados, o trânsito de veículos torna-se impossível. A passarela sobre a cachoeira tem apenas 1,20 de largura, ou seja, só permite a passagem de pedestres. Na comunidade tradicional caiçara vivem cerca de 250 pessoas. Esta obra atende uma reivindicação de mais de 20 anos dos moradores e o que determina o Plano Diretor do Município (Lei 421/2006), o qual prevê a “garantia de acesso aos moradores da comunidade do Bonete”.
O trabalho é realizado por empreiteira contratada pela prefeitura e tem investimento de R$ 69 mil. A passarela será pênsil, ligada por cabos de aço em dois esteios. “Esta é uma obra que há muitos anos era esperada pelos moradores, que ficavam isolados nos dias de mar bravo e chuva intensa”, relembra o prefeito Toninho Colucci.
Segundo o vereador Keko, “não está sendo aberta estrada, que é oficial há anos. Estamos mantendo um acesso para os moradores e turistas. O que está sendo feito é uma passarela. Hoje (dia da visita) mesmo tem uma reunião aqui e a comunidade do Bonete não pode vir porque não dá para sair pelo mar nem por terra. Esta passarela é de extrema importância para todos”, disse.
O presidente do Comtur, Leopoldo Pedallini, destacou a importância da obra para o desenvolvimento do ecoturismo. “Não vi nada que trouxesse impacto ambiental. O leito da estrada foi melhorado. Vi uma árvore antiga que tombou num desbarrancamento, sem ligação com a obra. O acesso de turistas para a cachoeira e ao Bonete é importante para o ecoturismo e assim, melhorar a infraestrutura, mantendo a preservação, é sem dúvida muito importante. O ecoturismo sustentável é a grande vertente, pois não depende de época de ano, não tem sazonalidade”, declarou.

Casos recentes

Há cerca de 20 dias, com o tempo ruim, um morador de 93 anos passou mal no Bonete e o resgate teve de ser feito por terra. “Foi uma dificuldade para passar com maca na cachoeira”, cita o chefe da Defesa Civil, Valter Faustino. Ele lembra de outra ocorrência registrada no ano passado. “Uma outra vez resgatamos um garoto utilizando cabos, pois a cachoeira estava bem cheia e dificultava a passagem”.
Também no ano passado, dois irmãos voltavam do Bonete, quando um caiu na cachoeira que estava bem cheia na ocasião. O jovem quebrou o braço e foi resgatado próximo ao mar. “Essa passarela vai ajudar muito no acesso à praia do Bonete, beneficiando toda a comunidade e os turistas”, declara o chefe da Defesa Civil.
Melhorias
A comunidade do Bonete recebeu recentemente a ampliação da Escola Municipal “Honório dos Santos”, que passou de duas para quatro salas de aula. A obra nº 101 resultou ainda na troca de todo o telhado, novos banheiros e pintura. O investimento foi de R$ 104,5 mil. As antigas telhas de amianto foram substituídas por telhas de barro, além da instalação de manta térmica e aumento do “pé direito”, o que diminuiu o calor no interior das salas. No Bonete, a prefeitura levou ainda o Sistema de Tratamento de Água.

Nenhum comentário: