GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Viroses assustam cariocas



Alimentos perecíveis, como os camarões vendidos nas praias, devem ser evitados: risco alto

Nem só de praias e diversão é feita a estação mais quente do ano. No verão, segundo a Secretaria estadual de Saúde, há um aumento de 20% no atendimento a doenças que atacam a parte intestinal. São as chamadas viroses, que trazem sintomas como vômito, diarreia e febre.
De acordo com o infectologista Alberto Chebabo, os vírus que causam esses sintomas circulam mais quando a temperatura é alta e o clima úmido.
— Nesse período, as pessoas acabam se expondo mais à água do mar e de rios, que são fontes de transmissão. Antes de mergulhar, deve-se saber se aquela água está ou não própria para o banho. Outro cuidado é com a água que se bebe — alerta o médico.
Perigo nos alimentos
A contaminação por meio de alimentos também é comum. Com o calor, a possibilidade da comida estragar é maior e deve-se ter bastante cuidado com alimentos derivados do leite.
— Se possível, a pessoa deve evitar comer na rua. Na praia, evitar camarões, queijo coalho, e o que mais pode estragar facilmente. Muitas vezes, os sintomas de doenças bacterianas, contraídas por meio de alimentos, são os mesmos das viroses — explica o infectologista Alberto Chebabo.
O tratamento para contaminação por vírus e bactéria, para esses sintomas, é o mesmo.
— Quando os sintomas são febre, diarreia, vômitos e enjoos, o tratamento deve ser focado na hidratação. A pessoa deve beber muita água e, se for necessário, usar o soro caseiro — ensina o médico.

Risco pelo ar
O médico alerta ainda que a transmissão por vírus pode acontecer até mesmo pelo ar. Para evitar a contaminação, é importante que se tenha cuidado com a higiene. Não esquecer de lavar as mãos, por exemplo, é essencial.
— Assim como com o vírus da gripe, devemos evitar o contato com pessoas doentes. Um aperto de mão de uma pessoa infectada, por exemplo, pode transmitir a doença, se a pessoa levar a mão à boca. Outro perigo do verão é a conjuntivite — alerta Alberto Chebabo.

Sintomas



As viroses típicas do verão atacam principalmente o intestino. Os sintomas mais comuns são febre alta, diarreia e vômito.
Água
Deve-se tomar cuidado com a água do mar e de rios. Elas são fontes de contaminação. Antes de mergulhar, verifique se a água está própria para o banho.
Alimentos
Procure não comer fora de casa. Na praia, evite camarão, queijo e maionese, que estragam com facilidade, se não forem bem conservados.
Aglomerações
Evite ambientes fechados e com muita gente. O vírus também pode ser transmitido pelo ar.
Tratamento
Beba bastante água. A hidratação é muito importante. Se necessário, utilize o soro caseiro.

Nenhum comentário: