Um dos setores que mais geram oportunidades de trabalho, a área de telemarketing se expande cada vez mais. Tanto que, somente esta semana, há 7.753 vagas em aberto. E os profissionais contratados ganham novas denominações e atribuições. Para atender melhor os clientes, as empresas investem em especialização e foi-se o tempo em que todos eram classificados como operadores de telemarketing.
Responsável pela seleção de milhares de profissionais da área, a coordenadora de Recursos Humanos da Agência Brasil, Daisy Martins explica que a diferença entre os cargos começa na denominação teleatendimento e telemarketing:
— Trabalhamos com a nomenclatura teleatendimento para os operadores que trabalham apenas recebendo ligações (receptivo). No caso do telemarketing, ele atende, mas também pode entrar em contato com o cliente para vender um produto ou um serviço.
Outra diferença está exatamente na relação do profissional com o cliente. Os operadores ativos entram em contato, vendem ou fazem cobranças. Já os receptivos atuam no conhecido Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), solucionando os mais diferentes problemas e tirando dúvidas.
Diferenças salariais
As diferenças salariais se limitam à carga horária. Para receptivos ou ativos, a remuneração é a mesma. Apenas os estagiários ou os jovens-aprendizes recebem bem menos, cerca de R$ 200.
— O salário para quem trabalha cinco dias na semana fica em torno de R$ 450, enquanto no caso da jornada de seis dias é de cerca de R$ 540, chegando a R$ 600. Todas as empresas oferecem benefícios como vale-transporte, tíquete-alimentação e assistências médica e lógica — explica Daisy.
Atuando no SAC de um grande banco há cinco meses, Darlan Santos, de 21 anos, já pensa em se qualificar para conquistar novos postos:
— No treinamento, soube que a empresa tem programas que permitem mudanças de cargos. Achei seis meses para tentar um novo cargo muito tempo, mas já preciso decidir se faço a seleção ou aguardo.
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