Representantes das Secretarias de Educação e dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso se reuniram nesta segunda (16/1) para buscar ações que ampliem a qualidade do atendimento na área da educação inclusiva.
Dentre os assuntos discutidos estão, maior integração entre as secretarias e a criação de um cadastro único. “O atendimento hoje é feito de forma fatiada, nós pretendemos criar um cadastro único, assim é possível acompanhar o atendimento das pessoas em cada secretaria”, explicou Giovana Roberta Pacelli Capucho, secretária da Sepedi.
Nesta primeira reunião estavam presentes responsáveis pelo setor de inclusão e profissionais da rede municipal de ensino como psicólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais e fonoaudiólogos. Eles ouviram as propostas, opinaram e tiraram dúvidas sobre o funcionamento do setor nesta nova administração.
Segundo o secretário de Educação de Caraguatatuba, Ricardo de Lima Ribeiro, o programa será desenvolvido junto com os profissionais envolvidos. “Nada está fechado ainda”, explicou. “Os profissionais são quem melhor conhecem a realidade da rede, estamos aqui para escutá-los, vamos construir juntos”, disse.
As próximas reuniões serão com representantes das Secretarias de Saúde e Desenvolvimento Social e Cidadania. “Essa articulação vai otimizar os recursos”, disse Giovana Pacelli. “Além disso, poderemos acelerar os diagnósticos e ter um melhor atendimento ao aluno e sua família”, destacou.
O trabalho de cadastro vai começar primeiramente com a educação infantil, especificamente nas creches.
Segundo Ribeiro, ainda não tem uma data definida para ter início. “Esta é a nossa primeira conversa, queremos não só incluir o aluno, mas incluir o cidadão”.
Um dos principais focos da Seduc na nova administração é aproximar mais a família da escola.
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Gustavo Grunewald (gustavogrune@hotmail.com)
Jornalista