Os dados estatísticos da Justiça Eleitoral foram tema de encerramento do curso “Cobertura das Eleições 2022 e Direito Eleitoral”, finalizado nesta segunda-feira (29).
Técnicos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostraram como os jornalistas e demais interessados podem acessar os números disponíveis nos sistemas DivulgaCandContas, Estatíticas e Portal de Dados Abertos da Justiça Eleitoral.
Felipe Antoniazzi, Thais Almeida Nunes Martins e Leonardo Ferreira trouxeram um panorama detalhado de cada uma dessas ferramentas e como elas auxiliam para dar transparência a dados importantes para cidadãs, cidadãos e profissionais da imprensa.
A nova versão da página de estatísticas eleitorais é uma importante ferramenta de transparência e de acesso à informação que reúne dados sobre eleitorado, candidaturas, resultados das eleições, dados processuais, prestação de contas, comparecimento e abstenção, e mesários, entre outros.
Para este ano, a página foi reformulada e proporciona uma visualização mais simples, mais dinâmica e acessível, com infográficos e informações detalhadas dos dados apresentados.
Outros temas
Com duração de 15 horas e promovido pela Escola Judiciária Eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (EJE/TSE), o curso tem como objetivo preparar jornalistas e especialistas da área para propagar os conhecimentos sobre a Justiça Eleitoral.
Foram cinco aulas on-line apresentadas de 22 a 29 de agosto. Durante esse período, os especialistas da Justiça Eleitoral falaram sobre temas diversos como arrecadação e gastos de campanha; sistema eletrônico de votação; normas aplicadas às Eleições 2022; ações de combate á desinformação, dentre outros.
Com o encerramento, o conteúdo ficará disponível para acesso público no canal do TSE a partir da próxima segunda-feira (5).
Nenhum comentário:
Postar um comentário