Dentro das comemorações do ‘Agosto Dourado’, mês de incentivo ao aleitamento materno, o Banco de Leite Humano de Caraguatatuba reuniu na última sexta-feira (26), 13 mães doadoras para uma homenagem, além de sete pessoas que compõe a rede de apoio.
Fruto de uma parceria com o Lions Clube, foram entregues às doadoras bolsas térmicas para contribuir no armazenamento e transporte do leite. O kit também é composto de etiqueta adesiva para identificação da coleta de leite, folder explicativo, máscara, touca e o frasco de vidro. “O material agrega valor ao leite com uma melhor conservação durante o trajeto até o Banco. Para nós é uma alegria poder contribuir com a formação dos recém-nascidos e fazer parte deste trabalho tão grandioso”, conta a presidente da instituição Sandra Cajuella.
Além disso, as doadoras também foram presenteadas com a carteira de doação, que permite atendimento preferencial, assim como a doação de sangue.
A doadora Mariah Mendes de Oliveira, 24 anos, mãe da Amarilis, de sete meses, conta que sabendo da dificuldade que muitas mães encontram em não conseguir amamentar, procurou o espaço para realizar a doação. “É gratificante saber que de alguma forma estou ajudando várias crianças nos seus primeiros dias de vida”, disse.
A secretária adjunta da Saúde, Derci Andolfo, parabenizou a todas e destacou que o município só tem a ganhar com essa atitude. “Doação é salvar vidas e vocês são responsáveis por salvar as vidas de muitas crianças. Parabéns!”.
O evento finalizou com a vivência da dança circular promovida pela focalizadora Mara Rojo, com objetivo de fortalecer vínculos entre as mães e os filhos.
Segundo a enfermeira responsável pelo espaço, Ana Cláudia Tripac, por semana, a unidade utiliza, em média, 12 litros de leite. A extração do leite é realizada pela própria mãe, quando for conveniente para ela, e a quantidade também fica a critério da doadora. Por isso, é importante que mais mulheres estejam dispostas à doação.
Para auxiliar as mães e facilitar o processo, as doações são retiradas uma vez por semana pela própria equipe do Banco de Leite. Um litro de leite materno doado pode ajudar a salvar a vida de até 10 recém-nascidos por dia.
As interessadas em realizar a doação de leite e participar dos grupos de apoio podem procurar a unidade que fica dentro do prédio do Centro de Referência da Mulher (Pró-Mulher), no Sumaré. O horário de funcionamento é das 7h às 17h. Mais informações no telefone (12) 3897-3510.
Nenhum comentário:
Postar um comentário