GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

sexta-feira, 6 de abril de 2018

Professores da Educação Infantil e de 1º ao 3º ano participam de formação do PNAIC

A Secretaria de Educação realizou nesta quinta-feira (05/04), na EMEF Prof. Luiz Ribeiro Muniz, o primeiro de cinco encontros para formação de professores alfabetizadores e coordenadores pedagógicos, pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - Pnaic. Além dos professores do Ensino Fundamental de 1º a 3º ano, este ano também foram chamados professores da Educação Infantil, totalizando 150 participantes.
O Pnaic é um compromisso assumido entre o Governo Federal, os estados e municípios e tem como meta a alfabetização de crianças até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.

Para os docentes da Educação Infantil a proposta foi de refletir sobre o significado de cultura, compreender as relações entre a experiência da infância e a cultura, pensar a escola como lugar de cultura em que dialoguem as crianças, os professores e suas histórias de vida.
Também foi feita uma abordagem sobre o escritor Mário de Andrade, que foi diretor do Departamento de Cultura (DC) da Prefeitura de São Paulo (1935-1938) e um dos idealizadores dos parques infantis. Para ele, esses espaços deveriam proporcionar experiências educacionais onde as crianças pudessem reviver as tradições populares e, por meio da arte e dos jogos tradicionais infantis, tivessem a possibilidade viver a infância em sua plenitude.
O direcionamento para os professores de 1º ao 3º ano, foi de refletir qual o trabalho que o professor precisa desenvolver em sala de aula para contemplar a alfabetização e o letramento de seus alunos; concepção de alfabetização na perspectiva do letramento e suas implicações para a ação docente; sobre o ensino da oralidade na escola, considerando os objetivos didáticos e as interfaces que estabelece com a escrita; revisitar os diretos de aprendizagem, levando em consideração a oralidade como um dos eixos necessários para o desenvolvimento linguístico dos alunos.
A formação terá 100 horas com certificação e é coordenada pelos professores do Setor de Apoio Pedagógico: Alessandra Magalhães Ciaca, Érika Miskolci, Janaína Andrezza Leite dos Santos, Laura de Oliveira, Lindalva Gutierres Gevão e Thiago Brandão.

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