GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

sexta-feira, 2 de junho de 2017

Secretários de Caraguatatuba visitam UTGCA e alinham dinâmicas de trabalho

Uma comitiva formada por secretários e vereadores de Caraguatatuba visitaram esta semana a Unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato (UTGCA) Monteiro Lobato, com objetivo de alinhar as dinâmicas de trabalho e comunicação entre os órgãos.


A comitiva foi recebida pelo gerente da unidade, Alisson Cardoso, que apresentou os trabalhos de operação desenvolvidos internamente, além do programa que integra o poder público e a comunidade do entorno.

A  UTGCA ocupa uma área de 1 milhão de m² e tem capacidade  pra processar diariamente até 20 milhões de m³ de gás natural, oriundos de várias plataformas interligadas à Plataforma de Mexilhão (PMXL -1),  que chegam a unidade por meio do Gasoduto de Mexilhão (Gasmex).

De acordo com Cardoso, a UTGCA opera no município desde março de 2011 e hoje conta com cerca de 800 trabalhadores. Destes, 40% são servidores de carreira da Petrobras. 

A unidade, segundo ele, se tornou essencial para viabilizar a produção de petróleo e gás natural no pré-sal da Bacia de Santos, o que a coloca como base estratégica para o país, contribuindo para a oferta de gás ao mercado brasileiro.

A Unidade de Tratamento completou cinco anos de produção em 2016,  com uma marca de 18,51 bilhões de m³ de gás natural processado, 10,60 milhões de barril de óleo equivalente (boe) de C5+,  e 4,93 de boe de GLP. Este volume de GLP representa cerca de 32 milhões de botijões de gás de 13Kg ( gás de cozinha), conforme explicou o gerente da unidade.

Além dos trabalhos de produção e armazenamentos, a UTGCA desenvolve também programas junto a comunidade. Entre eles, o APELL, que prepara a comunidade para situações de emergências; o programa de Educação Ambiental que promove oficinas de fortalecimento social, metida mitigadora estabelecida pelo IBAMA, e o programa de Comunicação Social, que promove diálogos abertos com a comunidade, também exigido pelo IBAMA, para o licenciamento ambiental do empreendimento.

De acordo com a comitiva que representou o prefeito Aguilar Junior, a visita técnica servirá como base para a elaboração de um canal de comunicação entre a Petrobras e a Prefeitura. 
Para eles, o objetivo é manter a comunidade informada sobre o empreendimento, bem como desenvolver ações que se revertam em benefícios para a população e para o município de Caraguatatuba.

A comitiva foi formada pelo vice-prefeito e  secretário de Transito, Segurança e Defesa Civil, Capitão Campos Junior, pelo secretário de Obras, Leandro Borella, de Meio Ambiente, Marcel Giorgeti, e de  Administração Ricardo Romera, Pela Câmara Municipal participaram o presidente do Legislativo, Renato Leite Carrijo de Aguilar, o Tato Aguilar, e o vereador João Silva de Paula Ferreira, o De Paula.

Nenhum comentário: