GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Calicute: entenda a batalha que dá nome à nova fase da Lava Jato

Sérgio Cabral
O nome da nova fase da operação Lava Jato, que prendeu na manhã desta quinta-feira o ex-governador fluminense Sérgio Cabral, é uma referência à cidade de Calicute, na costa oeste da Índia.

O local foi palco de uma derrota do descobridor do Brasil, Pedro Álvares Cabral - um episódio conhecido como a "A Tormenta de Calicute".
A chegada à cidade ocorreu logo depois da passagem de Cabral pelo Brasil em 1500, ainda a caminho das Índias. Antes dele, Vasco da Gama já havia passado pela região em 1498.
    Na chegada, a expedição foi considerada um sucesso - as embarcações portuguesas tiveram uma recepção positiva.
    Pedro Álvares Cabral em notaCabral teve êxito na negociação dos direitos para a comercialização de especiarias na região e havia a possibilidade da instalação de uma feitoria - como eram conhecidos os postos comerciais europeus em terras estrangeiras.
    Mas os comerciantes árabes logo se sentiram ameaçados pela concorrência dos estrangeiros e, temendo perder o monopólio, promoveram um ataque de muçulmanos e hindus contra as instalações dos portugueses.
    No conflito, o grupo liderado por Cabral teve parte das embarcações destruídas e perdeu muitos homens.
    O navegador revidou o ataque ao saquear e queimar a frota árabe. Além disso, descontente com a incapacidade do governante de Calicute de explicar o que havia ocorrido, ele ainda ordenou um bombardeio à cidade.
    A missão da expedição, que era a instalação de uma feitoria, não se concretizou.
    Cabral então seguiu viagem para Cochim, onde teve mais sucesso e conseguiu carregar o navio com especiarias, que foram levadas a Portugal.
    Apesar do fracasso e das perdas em Calicute, ele foi homenageado no retorno à Europa.
    No fim, a viagem pelas Índias foi considerada um sucesso, já que a venda das especiarias levadas por ele reforçou o tesouro da Coroa portuguesa.

    Nenhum comentário: