Atual prefeito de Salvador (BA), ACM Neto (DEM) foi reeleito na capital baiana. Ele alcançou 74% dos votos.
Em segundo lugar, ficou Alice Portugal (PC do B), com 15%. Ela disputou as eleições com o apoio do governador Rui Costa e do ex-governador e ex-ministro do governo de Dilma Rousseff, Jaques Wagner (PT).
Em terceiro lugar ficou o Pastor Sargento Isidório (PDT) com 8%, seguido Cláudio Silva (PP) com 1,5%, Fábio Nogueira (PSOL) com 1%. Célia Sacramento (PPL) e Da Luz (PRTB) não chegaram a 1%.
Pesquisa Ibope divulgada neste sábado (1º) mostrava um cenário semelhante. ACM aparecia com 73% dos votos válidos, que excluem os brancos, nulos e de eleitores indecisos.
Na segunda posição, aparecia Alice Portugal, com 16%, seguida por Pastor Sargento Isidório (PDT), com 9%. Cláudio Silva (PP) e Da Luz (PRTB) aparecem ambos com 1%. Fábio Nogueira (PSOL) e Célia Sacramento (PPL) não pontuaram.
O sucesso nas urnas abre a oportunidade para que o prefeito dispute o governo da Bahia em 2018.
Ao votar neste domingo (2), contudo, ACM negou a intenção e disse tratar-se de "especulação". "Não estou pensando em 2018. Essa preocupação pertence apenas aos meus adversários", afirmou.
Além de uma gestão bem avaliada, o prefeito foi beneficiado pela crise do PT e pelas indefinições da base do governador Rui Costa. A candidata apoiada pela leganda só foi definida faltando pouco menos de um mês para o início do horário eleitoral.
Nenhum comentário:
Postar um comentário