Representantes de policiais civis estiveram na última terça-feira (5), na Câmara dos Deputados, para se posicionar contra a unificação da carreira com a da Polícia Militar. A proposta está sendo avaliada pela Comissão Especial de Unificação das Polícias Civil e Militar. O relator do colegiado, o deputado federal Vinicius Carvalho (PRB-SP), disse que a tarefa de elaborar uma proposta de lei sobre a unificação das polícias é desafiadora, tendo em vista a oposição de parte dos policiais e a quantidade de outras discussões que são interligadas.
“Nós temos que avaliar com prioridade a melhoria dos salários dos profissionais da área de segurança e também a questão do ciclo completo. Então, a unificação é um ramo principal, mas gera outras temáticas que precisam ser discutidas nesta Casa e afetam diretamente esse estudo”, destacou Carvalho, salientando que uma proposta de lei sobre o tema seja apresentada no prazo de dois anos.
A Comissão Especial da Unificação das Polícias Civil e Militar está na primeira fase de trabalhos, fazendo audiências públicas para ouvir os envolvidos e seminários nos estados para debater o tema com a população e especialistas. O grupo de deputados também vai visitar alguns países, como Alemanha, para conhecer modelos de policiamento de sucesso.
Ciclo completo
Citado pelo relator Vinicius Carvalho, o ciclo completo de polícia permite que a mesma corporação policial possa executar as atividades repressivas de polícia judiciária, de investigação criminal e de prevenção aos delitos e manutenção da ordem pública.
Nenhum comentário:
Postar um comentário