GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Funcionário que 'antecipou' queda do Muro de Berlim morre aos 86

Um funcionário da ex-Alemanha Oriental que acabou antecipando a queda do Muro de Berlim morreu neste domingo aos 86 anos.
Günter Schabowski era porta-voz do governo da então Alemanha Oriental.
Leia também: Como a Alemanha Oriental 'vendia' pessoas contrárias ao regime
Em 9 de novembro de 1989, ele anunciou a nova legislação sobre viagens do país e, em um mal-entendido ao responder a um jornalista, disse que restrições que existiam à época seriam extintas imediatamente.
Como a entrevista foi transmitida ao vivo, uma multidão de cidadãos da Alemanha Oriental, de regime comunista, se dirigiu à fronteira interna em Berlim, motivando a derrubada da barreira.
As medidas da então República Democrática Alemã tinham por objetivo conter o êxodo de cidadãos para a Hungria, em meio a protestos por reformas políticas.
Menos de um ano após o episódio, a Alemanha se reunificou, encerrando 45 anos de divisão.

'Sem demora': Schabowski era porta-voz da Alemanha Oriental em um momento em que regimes comunistas pelo leste europeu enfrentavam intensas manifestações populares.

O governo decidira facilitar as viagens de cidadãos para o oeste da Europa, numa tentativa de conter o fluxo de pessoas para a Hungria, que havia aberto sua fronteira oeste.
Em autobiografia, Schabowski criticou o regime comunista alemão, do qual foi porta-voz
A entrevista que entrou para a história visava detalhar tais mudanças, mas Schabowski acabou antecipando o anúncio que seria feito apenas na manhã seguinte, para uma mudança gradual.
Questionado sobre quando as novas regras entrariam em vigor, ele respondeu: "Isso ocorre, pelo que sei... imediatamente... sem demora."
Em 1997, Schabowski foi condenado a três anos de prisão por participação na política da Alemanha Oriental de atirar contra quem tentava atravessar para o oeste, mas acabou perdoado após um ano de cadeia.
Em 2009, ele publicou uma autobiografia em que caracterizou o regime comunista alemão como falho.

Nenhum comentário: