GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

domingo, 20 de abril de 2014

Infecção urinária: como tratar e prevenir Ardência ao urinar e mal estar são os principais sintomas

Infecção urinária: como tratar e prevenir title=

infecção urinária é causada por bactérias que fazem parte da flora intestinal. Como no corpo feminino o trato urinário é muito próximo do ânus, estes micro-organismos atingem a uretra com facilidade. A doença é causada por diferentes bactérias, mas a mais comum é a E. Coli.
A ginecologista Bárbara Murayama explica que estes agentes infecciosos podem atingir todo o sistema urinário, mas se instalam com mais frequência na bexiga, resultando em uma cistite. Ao atingirem a uretra recebem o nome de uretrite e nos rins, pielonefrite. Este último caso é o mais raro e também os mais perigoso, levando a internações em alguns casos.

Sintomas da infecção urinária 

O principal sintoma de infecção na urina é ardência ao urinar. Além disso, a vontade de fazer xixi parece constante, mesmo que a bexiga esteja vazia. Cansaço, mal estar generalizado e febre também podem estar presentes.
Na pielonefrite, dores lombares são comuns, especialmente de um lado só, indicando o rim mais atingido.
A queda hormonal na terceira idade deixa as idosas mais propensas vulneráveis a este tipo de infecção.

Como prevenir 

Shutterstock
Shutterstock
Tome bastante água. Limpar o canal da uretra constantemente evita que as bactérias se instalem.
Limpe-se bem. Usar uma duchinha ou lenços umedecidos depois de evacuar garante que a sua pele fique livre de quaisquer resíduos.
Enxugue-se de frente para trás. Algumas mulheres têm o hábito de puxar o papel para frente quando vão se limpar, o que faz com que as bactérias instaladas no ânus sejam transportadas para o canal da vagina.
Não segure o xixi. Passar muito tempo sem urinar favorece a proliferação das bactérias. A ginecologista indica uma ida ao banheiro a cada três horas, mesmo que a vontade não seja grande.
Depilação biquíni. Os pelos são uma barreira natural contra os micro-organismos e, quando são retirados por completo, deixam o caminho livre para estas bactérias. Por isso, o ideal é que a depilação seja feita na marca do biquíni.
Fazer xixi após cada relação sexual. “O excesso de lubrificação favorece a passagem das bactérias. Ao fazer após a relação, a mulher limpa o canal urinário e não permite que elas se instalem. Mesmo que não esteja com vontade, algumas gotinhas são suficientes”, explica a especialista.

Tratamento para infecção urinária

O uso de antibióticos é imprescindível no tratamento da infecção urinária. Mas a ginecologista alerta que, antes de tomar qualquer medicamento, é necessário procurar um médico e fazer exames que vão detectar qual bactéria está provocando a infecção.  Desta forma, a paciente será orientada a tomar o antibiótico mais adequado.
“Muitas mulheres têm infecções recorrentes porque não tratam corretamente. Às vezes o incomodo para urinar acaba e a mulher para de tomar o medicamento, mas o desaparecimento dos sintomas não significa que a doença foi curada. É importante seguir o tratamento até o fim, beber bastante água e não segurar o xixi em hipótese alguma”, finaliza.
Aproveite para conferir este vídeo que ensina a fazer dois sucos que deixam os cabelos mais saudáveis e brilhantes.
00:00 / 03:50

Nenhum comentário: