GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

segunda-feira, 8 de julho de 2013

Conheça as praias de Búzios

Sol, mar e um clima de eterno verão em praias espetaculares, onde as águas são cristalinas e calmas, assim como seus pontos selvagens harmonizam-se com a vegetação bem preservada, uma verdadeira concordância da natureza, que proporciona momentos inesquecíveis. Búzios possui 23 praias paradisíacas, cada uma com seu charme próprio, onde o turista tem a opção de escolher aquela que mais se adequa aos seus gostos e estilo. As praias atraem visitantes o ano inteiro, o que torna suas areias uma vitrine mundial de comportamento e novas tendências.
 
Amores: Para quem quer tranquilidade, a praia dos Amores é a ideal. Praticamente deserta, sem ambulantes e sem barracas, a praia possui águas calmas e cristalinas, perfeitas para mergulhar, velejar ou mesmo sentar na areia e contemplar a paisagem. A praia se encontra seguindo através das rochas do costão esquerdo, partindo da praia do Canto seguindo por uma trilha. Enfim a formosura e a calmaria do lugar compensam o esforço.
 
Armação: A preferida dos pescadores, onde podem se ouvir incríveis historias entre drinks, petiscos e um belo por do sol.Seu conjunto de formas parece contracenar com o dia a dia da vida movimentada desta península. São muitos barcos, pescadores, turistas, gaivotas e tantas outras coisas e outras vidas que por aqui passam e que sempre levam saudade.
O contraste entre a vila de pescadores ainda bem preservada e o pôr do sol, é algo indescritível, lançando pura energia sobre nossos olhares, repletos de satisfação e contemplação!
Três píers complementam o cenário (Canto, Porto Veleiro e o do Meio)
 
Azeda e Azedinha: As praias da Azeda e Azedinha são o que Búzios apresenta de melhor em formosura e bonança. A praia da Azeda, de águas calmas e transparentes, é acessível por uma rua de paralelepípedos e uma pequena trilha a partir da praia dos Ossos. Uma alternativa formidável é embarcar em um acqua-táxi na praia dos Ossos e fazer um belo passeio. No canto direito, um caminho curto e fácil perto das pedras leva à praia da Azedinha, de tão sutil, pode ser explorada em cerca de 40 passos. Incluídas entre as praias mais bonitas do Brasil, rodeadas por paredões rochosos e vegetação abundante, Azeda e Azedinha tornaram-se Áreas de Proteção Ambiental e todos os quiosques e bares foram retirados da areia. Há apenas barcos improvisados que servem bebidas e alugam cadeiras e guarda-sóis. As praias formam uma grande piscina de águas cristalinas, tranquilas e mornas, com areia dourada e um mar da cor verde limão, e por isso leva esse nome, um excelente ponto para mergulho. Existe na praia uma antiga mansão de estilo colonial, um ponto clássico em Búzios, que aviva com grande estilo seu aspecto virgem.
 
Baía Formosa: A bela Praia Baía Formosa, prolongamento da Praia Rasa, está localizada na entrada da cidade, a 6 km do centro.É uma praia calma, a despeito dos ventos forte que sopram do litoral e que a tornam propícia à prática de esportes náuticos tais como windsurf e vela.
Quanto à praia propriamente dita, é muito tranquila e proporciona uma admirável paisagem para a contemplação do mar, incluindo as belezas das Ilhas Rasa e Feia.
 
Brava: Como o nome já sugere, a praia Brava possui ondas fortes que atraem surfistas a maior parte do tempo, um excelente refúgio para os que gostam do esporte. Sua enseada de mar aberto, águas azuis, costões rochosos e areias rosa, compõem um cenário maravilhoso, quase não há construções e a natureza revela-se soberana.
 
Caravelas: A praia é acessível pela estrada Búzios / Cabo Frio, a cerca de dez quilômetros do Centro. Enseada de mar aberto com ondas e natureza exuberante. Protegida, fica dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) do Pau-Brasil. Os principais frequentadores são os hóspedes do Resort Caravelas, que lá encontram bar, quiosques e rede de vôlei. Excelente lugar para mergulho.
 
Praia do Canto: A praia refugia casas e mansões por todo o seu alcance e é indicada para caminhadas. As águas são geralmente calmas, quentes e a área recebe ventos frequentes que sopram do Leste. Caminhando-se pelas pedras à esquerda, chega-se a outras duas pequeninas praias - Amores e Virgens.
 
Ferradura: A enseada de águas calmas e frias, com costões rochosos em forma de Ferradura, a praia é uma das preferidas das famílias com crianças e dos adeptos dos esportes náuticos. Além da bonança, a praia proporciona completa estrutura de quiosques, nos cardápios, as opções vão de pasteizinhos de camarão e isca de cação à moqueca de badejo com leite de coco e azeite de dendê. O entretenimento é garantido por conta dos passeios de banana-boat, de caiaque e de lancha, além das escolinhas de vela, que também alugam equipamentos.
 
Ferradurinha: Cercada por montanhas e costões, a praia é uma belíssima enseada de águas calmas – ora verdes, ora azuis - e areias finas e brancas. As barracas simples garantem bebidas, petiscos, cadeiras e guarda-sóis, além do aluguel de caiaque, uma ótima pedida para explorar a área ao redor. O acesso é por um caminho fácil, a partir do canto esquerdo da praia de Geribá e percorrido em cinco minutos. Também é possível chegar de carro, via trevo da Ferradura, mas nem sempre a estrada está em boas condições e, na alta temporada, pode ser difícil estacionar.
 
Foca: Mais parece um santuário natural, esculpido pela natureza. Suas águas azuis e costa rochosa fazem sua paisagem privilegiada e singular. A praia da Foca tem pequena faixa de areia e possui privacidade de sobra. O acesso é por trilha não sinalizada, partindo do Forno. Por ter um acesso um pouco mais difícil, a praia oferece total privacidade a poucos privilegiados.
 
Forno: Nome dado pela alta temperatura da areia, consequência da alta porcentagem de ferro na sua composição. A pequena praia tem areias grossas em tons avermelhados e águas muito claras, perfeitas para a prática do mergulho e pesca, principalmente nos trechos próximos aos costões rochosos, com piscinas naturais. A área cercada de vegetação cerrada e um mar sereno criam um ambiente ideal para curtição do sol com muito sossego.
 
Geribá: Grande enseada de águas verdes, agitadas e com costões nos extremos que proporcionam o melhor surf da região, sem dúvidas Geribá é um dos principais points de Búzios, sendo a preferida dos jovens. Em suas areias desfilam corpos saudáveis e bronzeados, junto à presença frequente de personalidades famosas. Praia de mar aberto, sua extensão é de 2 km e em toda a sua orla destacam-se belas residências de veraneio, pousadas e bares. Cercada por rochas e lindas casas encravadas entre pedras, o mar é agitado, propício à prática de surf, body-boarding, futevôlei, voley, kite-surf e windsurf. Quem está em família, encontra sossego no canto esquerdo, onde o mar é mais calmo e é possível mergulhar com as crianças. Ainda no canto esquerdo, há um caminho de fácil acesso que leva à bela praia da Ferradurinha. Durante o verão e os feriados sempre haverá grandes shows para assistir. Então, não esqueça a prancha e a parafina, pois a série pode ser inesquecível.
 
Gorda: A Praia da Gorda é perfeita para quem não dispensa encarar uma trilha até um lugar selvagem e intocado. Com características próprias de manguezal e praia, possui boa biodiversidade e é integrante como locais para caminhadas no calendário anual da região.
 
João Fernandes: Ótimos bares e restaurantes à beira-mar de uma das praias mais procuradas de Búzios. A praia é uma das mais famosas da península, frequentada pelo turismo internacional e com movimentação o ano todo. Contornada por pousadas, hotéis e condomínios de luxo, a praia tem águas calmas e perfeitas para passear de caiaque, além de costões para a prática do mergulho com snorkel. À frente, avista-se a Ilha Branca, com seu farol sinalizador para os navegantes. João Fernandes é também um ótimo lugar para se hospedar em Búzios, tem boa infraestrutura e está perto das mais belas praias da península.
 
João Fernandinho: Acessível pelo canto direito da praia de João Fernandes pelas pedras ou por uma trilha com degraus pelo morro, encontramos a beleza e o sossego de João Fernandinho. As atrações ficam por conta dos costões cobertos pela vegetação nativa que a envolvem, procurados para a prática de mergulho de snorkel e de caça submarina.
 
José Gonçalves: A praia pequena e selvagem fica dentro de uma área preservada, a Reserva Ecológica das Emerências, e o acesso é feito pela estrada Búzios/Cabo Frio. Contornada por pedras, costões, morros e mata nativa, tem areias escuras e finas. A energia que a natureza lança pode ser utilizada no surf ou em caminhadas por trilhas entre as montanhas.
 
Manguinhos: Esta bela praia é muito apreciada pelos visitantes que buscam um pouco mais de tranquilidade. Ao longo da beira mar, árvores típicas da região (casuarinas), dão mais cores à paisagem. Manguinhos tem bons e constantes ventos, abrigando a sede do Búzios Vela Clube. A praia é famosa entre os velejadores por suas boas condições de vento (graças aos ventos do litoral) e é considerada uma das principais raias do Brasil. A maioria das etapas de campeonatos em esportes de vela são disputadas nessa praia, desde windsurf até o kitesurf.
 
Olho de Boi: Pequenina, contudo, muito charmosa. A praia é usada por naturalistas como praia de nudismo. A praia apresenta a liberdade que a natureza oferece com muita paz e harmonia.
 
Ossos: Nome derivado das ossadas de baleia ali encontradas nos velhos tempos, a praia dos Ossos retrata perfeitamente a harmonia entre passado histórico e o natural. A praia possui águas tranquilas e transparentes, repletas de barcos de pesca, onde há séculos os pescadores lançam suas redes. Sua orla é totalmente arborizada e ainda revela a beleza de encantadoras casas de pescadores reformadas, criando um visual privilegiado.
 
Rasa: Nome dado por ter a faixa de areia, muito pouco declive, localizada ao norte e de águas cálidas. Preferida dos velejadores e dos adeptos do kitesurf por conta dos ventos que sobram constantemente. A praia é uma das mais extensas de Búzios, sendo uma boa pedida para praticar caminhada, corrida e frescobol, de preferência no final do dia, quando o pôr do sol garante show à parte.
 
Tartaruga: A praia possui águas tranquilas e, geralmente, as mais quentes da região, uma vez que não recebe as correntes frias da Antártica. Perfeita para a pratica do mergulhar de máscara e snorkel nos costões no canto direito. A praia oferece quiosques para todos os gostos, que espalham mesas, cadeiras e espreguiçadeiras na faixa de areia. Apesar de estar numa área mais afastada do Centro a praia Tartaruga disputa a liderança no ranking das favoritas e o cenário é maravilhoso.
 
Tucuns: O nome é inspirado em um tipo de palmeira típica da região, chamada tucum. Distante do agito é quase deserta e tem acesso pela estrada de Búzios/Cabo Frio. Praticamente selvagem, a praia tem grande extensão, perfeita para caminhar, correr e jogar frescobol, além das fortes ondas no mar aberto.
 
Virgens: Caminhando pelo costão da Praia da Tartaruga, é possível chegar até a Praia das Virgens, um pequeno paraíso que surge na maré baixa. Esta é uma praia praticamente deserta, calma e de águas transparentes. Esta bela praia é apreciada por aqueles que procuram descobrir lugares mais exóticos, com toda tranquilidade e desfrutar das belezas deste lugar incrível.

Nenhum comentário: