GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

RJ tem 4 vereadores entre os 158 detidos por crimes eleitorais, diz TRE


O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), Luiz Zveiter, informou pouco depois do fim da votação deste domingo (28), às 17h, que 158 pessoas foram detidas no segundo turno das eleições por crimes eleitorais. De acordo com o desembargador, os municípios que mais tiveram detidos foram São Gonçalo, na Região Metropolitana, com 60, e Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, com 50. Outros 32 foram detidos em Niterói; oito, em Nova Iguaçu; cinco, em Belford Roxo; e três, em Petrópolis. O TRE-RJ informou também que 38 urnas com problemas foram substituídas e que, entre os detidos, estão quatro vereadores.
Margarete Conceição de Souza (PSD), reeleita este ano para a Câmara Municipal de Duque de Caxias, foi presa em flagrante, pouca antes das 17h, por transporte de eleitores e compra de votos. De acordo com a assessoria de imprensa do TRE-RJ, a vereadora, que é conhecida como Gaete, estava com R$ 1,5 mil, em espécie, no bolso. Ainda segundo a assessoria, Margarete responde a processo por homicídio no Tribunal do Júri do TJ-RJ. "Ela foi presa por compra de votos para o candidato Washington Reis", afirmou Zveiter.
O vereador Aldecyr Maldonado (PMDB) foi preso fazendo boca de urna em São Gonçalo. De acordo com o presidente do TRE-RJ, Maldonado estava "com material de campanha do candidato Adolfo Konder, do PMDB". Maldonado foi reeleito este ano. Ainda segundo Zveiter, a pena por esse crime é de seis meses a um ano de prisão.
Mais duas prisões
Mais cedo, Cristiane Guedes (PPS), que estava próxima a um local de votação em Belford Roxo, na Baixada Fluminense, também foi detida. Segundo o juiz Alfredo José Marinho Neto, que coordenava uma equipe do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o fato de seu carro estar com adesivos de campanha, em frente à faculdade Fabel, onde ocorria a votação, configura boca de urna. O flagrante ocorreu logo após fiscais do TRE constatarem outra irregularidade: uma Kombi estava estacionada na esquina, bem próximo à faculdade Fabel, também com adesivo de Dauttmam. Os dois veículos foram rebocados.
Vereadora Cristiane Guedes (PPS) foi detida próximo a um local de votação em Belford Roxo (Foto: Marcelo Ahmed/G1)Vereadora Cristiane Guedes (PPS) foi detida próximo a um local de votação em Belford Roxo 
O outro vereador preso, em São Gonçalo, foi flagrado fazendo transporte de eleitores para votar no candidato Aldolfo Konder (PDT). O crime é considerado falta grave pelo código eleitoral. O preso, que já foi levado para a 74ª DP (Alcântara), vai responder pelo artigo 302, do código eleitoral. Ele pode pegar de quatro a seis anos de prisão e pagamento de multa.
O preso foi identificado pelo TRE como o vereador Marcelo Amendoim (PDT).
Irregularidades
O juiz Alfredo José Marinho Neto, responsável pela 153ª Zona Eleitoral, disse que as irregularidades estão bem menores do que as ocorridas no primeiro turno. “Estamos realizando rondas para verificar as denúncias que chegam ao TRE”, informou o juiz.
Apesar desses dois casos, o G1 não verificou muitos casos de boca de urna nas ruas de Belford Roxo, com cabos eleitorais distribuindo santinhos.
Mais tranquilo
Segundo Zveiter, a votação está mais calma no segundo turno que no primeiro. "Proporcionalmente, está mais tranquila que no primeiro, quando foram detidas 758 pessoas nos 92 municípios. Passamos de uma média de oito presos por município, para cerca de quatro", disse Zveiter.
Além dos policiais atuando na segurança, o TRE também conta com mais de 33 juízes fazendo a fiscalização nos locais de votação. Até 12h, 136 urnas apresentaram problemas e 24 tiveram de ser substituídas.
Os municípios que tiveram urnas trocadas foram: Duque de Caxias (9), São Gonçalo (3),Nova Iguaçu (3), Belford Roxo (3) e Volta Redonda (1), no Sul Fluminense. Não foram registrados problemas com as urnas em Niterói nem em Petrópolis.

Nenhum comentário: