GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

domingo, 2 de setembro de 2012

Paciente reclama de sumiço de exame de sangue


A auxiliar de enfermagem Denise da Silva, 51 anos, moradora do bairro Morro do Abrigo, está há dois meses à procura do resultado de um exame de sangue, feito em junho, durante o período em que a Nasa Laboratório Bio Clínico Ltda. prestou serviços na área de análises clínicas em São Sebastião. Denise sofre de cálculo renal há sete anos e conta que em junho passou por consulta com o médico urologista da rede municipal. Na ocasião, ele solicitou dois exames: raio X do abdômen e exame de sangue. “A radiografia eu fiz em julho, no AME (Ambulatório de Especialidades Médicas) de Caraguá. Na mesma época, fiz o de sangue, no próprio laboratório, mas ninguém sabe me responder onde está o resultado do exame”.

Denise conta que chegou a procurar a sede do laboratório Nasa, no Centro da cidade, há cerca de 20 dias, mas encontrou as portas fechadas. Funcionários do Posto de Saúde do Morro do Abrigo orientaram-na a fazer um novo exame. A preocupação de Denise é que o procedimento atrase ainda mais seu tratamento. “Tenho retorno marcado com o urologista no dia 17 de outubro e acho que não haverá tempo suficiente para fazer outro exame de sangue, já que foi o próprio especialista que pediu”. 

Levantamento
A Prefeitura de São Sebastião informou, por meio de sua assessoria, que a enfermeira responsável pelo PSF (Programa Saúde da Família) do Morro do Abrigo fará um levantamento em toda a rede para tentar localizar o
referido exame. É válido destacar que o padrão é que os exames sejam remetidos à unidade que solicitou o mesmo e não para onde foi coletado. Nesse caso, se o pedido foi feito por um especialista, o resultado será enviado ao local onde ele atende, mesmo que a coleta do exame ocorra no PSF mais próximo da residência do paciente.
No caso da moradora em questão, caso não seja localizado o resultado, ela será convocada para prontamente realizar uma nova coleta, a fim de que o resultado esteja pronto antes de seu retorno com o especialista, marcado para outubro.

Rescisão 
Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura de São Sebastião, o contrato entre a Prefeitura Municipal de São Sebastião e o Laboratório Nasa foi rompido conforme Termo de Rescisão datado de 13 de junho de 2012, após denúncias efetuadas pelo Conselho Municipal de Saúde, que colocaram em xeque a capacidade profissional do referido Laboratório.
A Resolução Comus Nº. 27-2012 - COMUS, datada de 12 de junho de 2012 trata de resguardar os direitos dos pacientes que tiveram seus exames trocados ou apresentando resultados alterados ou estejam inseguros com todo o procedimento por que passaram.
Na ocasião do término do contrato, os pacientes que tiverem problemas já foram reconvocados para realizarem novos exames. Caso alguém ainda se encontre nessa situação, entre os direitos dos pacientes está o de solicitar junto ao médico que o atendeu, seja na ESF ou na UBS, a repetição de seu exame com prioridade na realização. Qualquer queixa pode ser registrada na Ouvidoria da Saúde, cujo telefone é o  0800 7700029.

Nenhum comentário: