GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Despedida de Dom Altieri da Diocese de Caraguatatuba será no dia 7 de setembro


Após o anúncio da transferência do bispo diocesano Dom Antônio Carlos Altieri a comunidade católica do Litoral Norte começa a se mobilizar para a organização de uma celebração solene que marcará a despedida do religioso da região. Com a publicação da transferência, realizada na semana passada, Dom Altieri tem o prazo de 60 dias para organizar sua mudança para a cidade de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul. 
De acordo com o próprio bispo esta transferência só deverá ser feita após o feriado do dia 7 de setembro, data em que será celebrada a última missa presidida pelo sacerdote, às 17h, na Catedral Diocesana do Divino Espírito Santo, em Caraguatatuba. 

Neste dia, Dom Altieri deve ainda ordenar presbíteros os diáconos transitórios Carlos Alberto Rodrigues, Claudio Rodrigues da Silva, João Marcos da Silva, Marcio Jose Fraga e Carlos Alberto Silva. 
“Desperdir-se sempre é uma tarefa difícil ainda mais de uma comunidade tão especial como a de Caraguatatuba. Certamente faremos uma celebração muito bonita e marcada por sentimentos de alegria e emoção”, avaliou Dom Altieri. 
Segundo ele, a notícia de que seria transferido de Estado foi feita de maneira muito rápida. “Confesso que fui pego de surpresa coincidentemente na última reunião do colégio de padres recebi um telefonema de Brasília falando sobre a possibilidade e que o Papa Bento XVI aguardava um retorno positivo de minha parte. Entre a tomada de decisão e a resposta efetiva ao santo padre tive somente o intervalo de dois dias e não imaginava que a publicação sairia tão rapidamente”, lembrou.

Sobre os novos desafios de assumir uma arquidiocese, o que territorialmente concentra um número maior de paróquias e municípios, Dom Altieri também avalia positivamente. “Na verdade uma arquidiocese tem uma extensão maior e acaba coordenando outras dioceses. Para se ter uma ideia aqui em nossa região a arquidiocese fica em Aparecida. Lá no Rio Grande ficarei mais centralizado e tentando organizar 43 municípios e 57 paróquias. Entre os desafios certamente teremos de lidar com situações inusitadas, tendo em vista que naquela região ainda encontramos uma situação rural muito forte”, explicou. 

Inauguração

Antes da despedida está programado para o dia 10 de agosto às 10h, a inauguração da Cúria Diocesana, sede administrativa da Diocese de Caraguatatuba, em uma cerimônia que contará com a presença do representante o Papa Bento XVI, no Brasil, Nuncio Apostólico Giovanni D´Aniello.
Neste mesmo dia, na Catedral, às 19h30, acontece a missa onde receberão os Ministérios do Acolitado e Leitorado, os seminaristas Bruno César, Carlos Lemos, Celso dos Santos, Joule W C Santos e Vladimir Coelho. 

Nenhum comentário: