GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Passeios ecológicos

Além das praias, Caraguatatuba oferece outras opções de lazer. Uma delas é a visitação ao Morro de Santo Antonio, onde recentemente foi instalada a imagem do Santo Padroeiro da cidade, a 300 metros de altura, e de onde se pode observar toda a baía formada pela enseada de Caraguatatuba e São Sebastião, tendo Ilhabela ao fundo. É deste local de onde partem os saltos de asa-delta e paraglider, que enchem os céus da cidade de pontos multicoloridos nos fins de semana e temporadas e durante os campeonatos da modalidade. O acesso se dá por estrada pavimentada, havendo veículos de locação apropriados para a condução segura de pessoas. O acesso também pode ser feito através de caminhadas em grupos, num percurso íngreme de quase dois quilômetros.

Quem gosta de curtir a natureza vai mesmo se encantar com uma visita Parque Estadual da Serra do Mar, Núcleo de Caraguatatuba, com sua sede localizada a poucos quilômetros do centro da cidade, no bairro Rio do Ouro. Além dos cursos de águas límpidas, com suas belíssimas cachoeiras, as matas do núcleo abrigam uma fauna diversificada da Mata Atlântica, formada por macacos, capivaras, antas, tatus, cutias, gambás, porcos-do-mato, jaguatiricas, pacas e até onças pintadas.

O visitante, ao percorrer as trilhas do horto, vai poder ver de perto as multicoloridas saíras, sanhaços, tiés-sangue, sabiás e outras aves da nossa fauna, além de apreciar a beleza de vegetais portentosos como jequitibás, canelas, cedros, jatobás, ipês, guapuruvus, além dos floridos, nesta época do ano, manacás-da-serra e quaresmeiras. É preciso contato prévio com a administração para agendar a visitação e tomar conhecimento de regulamentos e restrições.

A Trilha do Jequitibá, ainda no horto florestal, com pouco mais de um quilômetro e cerca de 20 minutos de caminhada, não apresenta dificuldades ao visitante, que vai encontrar espécies arbóreas como jequitibás centenários, observar pássaros e entender um pouco de como cada elemento do ecossistema tem papel relevante na sobrevivência das espécies. Ao final, margeando o ribeirão Santo Antonio, irá se defrontar com um pedaço do paraíso: uma piscina de água cristalina e naturalmente gelada convida a um mergulho inesquecível.

Um segundo caminho, a Trilha do Poção, conduz o visitante à mata fechada, onde ele poderá observar a diversidade de palmitos, um dos itens ameaçados da Mata Atlântica. Com um pouco de sorte irá se deparar com tucanos e jacutingas, que costumam se alimentar do fruto da jiçara. No fim do percurso, outra piscina natural, formada pelas águas transparentes do Rio do Ouro, aguarda o visitante para um contato de raro prazer e meditação. Três horas é o tempo médio para vencer os cerca de 3,5 quilômetros de extensão da trilha, ida e volta.

Nenhum comentário: