GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Caraguá institui Comitê Municipal de Vigilâncias às Violências

A cerimônia que marca a assinatura do decreto de criação do Comitê Municipal de Vigilâncias às Violências será hoje segunda-feira (2/04/2012), a partir das 8h30, no auditório do Centro Universitário Módulo.  Intitulado Vigilância as Violências e Promoção da Cultura da Paz, o evento terá palestras com especialistas no assunto.
O combate à violência exige a integração de esforços na construção de uma nova cultura que, promova, previna, vigie e recupere a saúde. A criação do Comitê Municipal de Vigilância às Violências é indispensável para articulação intersetorial de diferentes profissionais e instituições com o objetivo de estabelecer uma rede de notificação, mapeamento, apoio e orientação para o direcionamento de políticas públicas em relação aos casos.  
A Política Nacional de Redução da Morbimortalidade por Acidentes e Violências, iniciada em 2001, estabeleceu diretrizes e responsabilidades institucionais para a promoção da saúde e prevenção das causas externas (violências e acidentes), por meio de processos de articulação intra e intersetoriais.  A morbimortalidade é a relação entre o número de casos de enfermidade ou de morte e o número de habitantes, em dado lugar e momento.
Em 2006, o Ministério da Saúde criou o Sistema de Vigilância de Violências e Acidentes (Viva) com o objetivo de coletar dados e gerar informações sobre violências e acidentes para subsidiar políticas em saúde pública direcionadas aos casos do tipo.
O Viva foi estruturado em dois componentes: vigilância contínua de violência doméstica, sexual, e/ou outras interpessoais e autoprovocadas (Viva Contínuo); e a vigilância sentinela de violências e acidentes em emergências hospitalares (Viva Sentinela).
O evento Vigilância às Violências e Promoção da Cultura da Paz é uma realização do Governo Municipal, por meio da secretaria de Saúde. 

Programação
8h30 – Recepção e entrega de material
9h – Assinatura do decreto de criação do Comitê Municipal de Vigilâncias às Violências pelo prefeito Antonio Carlos 
9h30 – “O Papel do Setor Saúde no Evento das Violências e na Promoção à Saúde” – com Shirley Aparecida Romeiro, médica sanitarista e interlocutora da Área de Acidentes e Violências do Grupo de Vigilância Epidemiológica de Caraguá
10h10 – “A Cultura da Paz como Caminho da Promoção da Saúde em Combate a Violências e Acidentes” – Fátima A. Ribeiro, médica sanitarista e interlocutora da Área de Acidentes e Violências do Grupo de Vigilância Epidemiológica de São José dos Campos e a psicóloga Débora Assis Furlam
10h50 – “A Pílula do Dia Seguinte: Produtos Educativos Elaborados com base em Pesquisa de Representação Social”, com Ana Maria Cavalcanti Lefèvre (doutora em Saúde Pública)
11h30 – Café
11h50 – “Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas – Transformações Biopsicossociais”, com a psicopedagoga Flávia Accorroni Pace e assistente social Denise Luz Moura Estevaletto (Prefeitura de São Sebastião)
12h30 – Debates
13h – Encerramento 

Serviço
Vigilância às Violências e Promoção da Cultura da Paz
Local: Campus Módulo do Centro
Horário: 8h30
Endereço: Av. Frei Pacífico Wagner, 653 – Centro
Informações pelo telefone: (12) 3897-2100  

Nenhum comentário: