GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Site da Câmara é invadido por grupo internacional de hackers durante o final de semana

Agência internacional de notícias acredita que Anonymous seja o sucessor do polêmico WikiLeaks
Beatriz Rego

Um grupo de hackers, intitulado como Anonymous, invadiu o site da Câmara de Caraguatatuba na madrugada do último sábado. Durante a navegação, quando o internauta tenta acessar os links do portal, aparece a seguinte mensagem “Estamos de Olho Governo”. Seguida da imagem do V de Vingança, um personagem de desenhos em quadrinhos, publicados na década de 80, onde um misterioso anarquista tenta destruir o Estado, através de ações diretas.

Os hackers também deixaram um comentário no site afirmando que eles são uma ideia, e que as pessoas que aderem a essa ideia formam um movimento, onde não há líderes, não há cúpulas. “Somos uma organização civil, somos um ato político, não um partido. Queremos quebrar paradigmas, não acreditamos na estrutura partidária, não menos corrompidas pelo sistema político que combatemos. Lutamos por uma democracia real e participativa, em que todos os cidadãos possam decidir o que é melhor para todos e não apenas para o um grupo político dominante”.
O presidente da Câmara de Caraguatatuba, Wilson Gobetti, foi procurado pela reportagem para se manifestar sobre o assunto, mas não foi encontrado. A vereadora e 2ª secretária da Mesa Diretora, Silmara Mattiazo (PSD) afirmou desconhecer a invasão hacker ao portal, mas declarou que tem conhecimento de que o site da Câmara possuiu uma estrutura frágil que favorece esse tipo de ataque.

Histórico


O Anonymous é um grupo internacional de hackers que surgiu em 2003. Representando o conceito de muitos usuários de comunidades online existindo simultaneamente como um anárquico e digitalizado cérebro global. O termo Anonymous também é comum entre os membros de algumas subculturas da Internet como sendo uma forma de se referir às ações de pessoas em um ambiente onde suas verdadeiras identidades são desconhecidas.

Na sua forma inicial, o conceito tem sido adotado por uma comunidade online descentralizada atuando de forma anônima, de maneira coordenada, geralmente em torno de um objetivo livremente combinado entre si e focado principalmente no entretenimento. A partir de 2008, o coletivo Anonymous ficou cada vez mais associado ao colaborativo e internacional hacktivismo, realizando protestos e outras ações, muitas vezes com o objetivo de promover a liberdade na Internet e a liberdade de expressão. Ações creditadas ao Anonymous são realizadas por indivíduos não identificados que atribuem o rótulo de “anônimos” a si mesmos.
Embora não necessariamente vinculado a uma única entidade online, muitos websites estão fortemente associados ao Anonymous. Isso inclui famosos imageboards, como 4chan e Futaba, sua wiki associada, Encyclopedia Dramatica, e vários fóruns de discussão. Após uma série de protestos controversos e amplamente divulgados e de ataques de negação de serviço (DDoS) feitos pelo Anonymous em 2008, incidentes ligados ao seu quadro de membros só têm aumentado. Pelas suas capacidades, o grupo Anonymous tem sido considerado pela CNN como sendo o sucessor do WikiLeaks.

Nenhum comentário: