GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Evite os 10 erros mais frequentes nos currículos


Evite os 10 erros mais frequentes nos currículos

Prestar atenção nos detalhes é indispensável, especialmente para quem nunca escreveu um currículo antes.

Por: Guilherme Araújo

Cometer erros no seu currículo é mais fácil do que parece. No entanto, é extremamente difícil reparar os danos uma vez que o currículo já foi enviado. Então, prestar atenção nos detalhes é indispensável, especialmente para quem nunca escreveu um currículo antes. Abaixo estão os problemas mais comuns e como evitá-los.
  1. Erros Tipográficos e Gramaticais

    Seu currículo tem que estar gramaticalmente bem escrito. Se houver erros, os empregadores não vão conseguir entender o que está escrito e vão tirar conclusões como: “Esse candidato não sabe escrever bem”, ou “esse profissional parece não ter interesse no cargo”.
  2. Falta de Informação Específica

    Os empregadores precisam saber o que candidato já fez e conseguiu profissionalmente. Por exemplo:

    • Trabalhei com os funcionários num restaurante.

    • Recrutei, contratei, formei e supervisei mais de 20 funcionários em um restaurante que contava com vendas anuais de $2 milhões.

    As duas frases acima poderiam descrever o mesmo candidato, mas é lógico que os detalhes e dados específicos da segunda frase chamam mais a atenção do empregador.
  3. Um Currículo para Todos os Tipos de Empregos

    Ao fazer um currículo geral para qualquer tipo de emprego, há uma grande chance do seu currículo ir parar no lixo. As empresas querem que o candidato escreva um currículo específico para a vaga desejada. Os empregadores querem saber como e porque o candidato se encaixa numa determinada posição.
  4. Priorizar as suas Responsabilidades ao invés das suas Realizações Profissionais

    É fácil começar a listar as responsabilidades profissionais no seu currículo, como:

    • Freqüentei reuniões em grupo e anotei as atas.

    • Trabalhei com crianças numa creche.

    • Atualizei os arquivos do departamento.

    No entanto, as empresas não se importam tanto com as suas responsabilidades, mas sim com as suas conquistas profissionais. Então, é melhor incluir afirmações como essas:

    • Utilizei o laptop para anotar as atas das reuniões semanais e as compilei em um arquivo Word para servir como referência no futuro.

    • Desenvolvi três atividades diárias para as crianças em idade pré-escolar e preparei as crianças para um espetáculo de Natal de 10 minutos.

    • Reorganizei arquivos acumulados por um período de 10 anos, facilitando o acesso para os funcionários do departamento.
  5. Escrever Muito ou Pouco

    Apesar do que você pode ter ouvido ou lido, não existem regras fixas para a extensão do currículo. Por quê? Porque os indivíduos têm preferências e expectativas diversas no que se refere a currículo.

    Não quer dizer que você vai enviar currículos de cinco páginas. De maneira geral, seu currículo deve ter no máximo duas páginas. No entanto, não use duas páginas somente para deixar o seu currículo mais longo. Também, não elimine informações do currículo para enquadrá-lo em somente uma página.
  6. Um Mau Objetivo Profissional

    As empresas prestam atenção aos objetivos profissionais, mas às vezes se deparam com frases vagas como: “procuro um desafio que ofereça crescimento profissional”. Diga algo específico, e mais importante, algo que enfoque as necessidades de ambas as partes. Por exemplo: “Um cargo de analista de marketing no qual eu melhore minha qualificação e experiência para angariar fundos para organizações sem fins lucrativos”.
  7. Falta de Verbos de Ação

    Evite usar frases como “responsável por...”. Ao invés disso, use verbos de ação: “Solucionei problemas para 4000 estudantes e funcionários como parte do centro de suporte técnico de TI”.
  8. Deixar de Incluir Informação Importante

    Você pode pensar em excluir do seu CV alguns empregos que você teve para pagar sua faculdade, por exemplo. No entanto, as qualificações aprendidas nestes empregos (ética de trabalho, pontualidade) podem ser mais importante do que você pensa.
  9. Currículo Mal Formatado

    Se o seu currículo ocupa toda a página e tem cinco fontes distintas, você pode criar uma dor de cabeça para o empregador. Mostre seu currículo para várias pessoas antes enviá-lo. O que elas acham da formatação? Se estiver visualmente poluído, é melhor revisar.
  10. Dados de Contato Errados

    Antes eu trabalhei com um aluno que tinha um currículo muito bom, mas ninguém entrava em contato. Então, um dia eu perguntei brincando se o número de telefone dele estava correto. E por coincidência, estava errado. Depois de corrigir o número, ele começou a receber os telefonemas esperados. Qual é a moral da história? Confira duas vezes até os pequenos detalhes – antes tarde do que nunca.

Nenhum comentário: